Curitiba ganha novo ligeirão que liga o Santa Cândida ao Pinheirinho

 


MOBILIDADE - Na tarde desta quarta-feira (17), o Ligeirão Norte-Sul foi oficialmente inaugurado com a presença do prefeito de Curitiba, Rafael Greca, e do vice-prefeito e secretário Estadual de Cidades, Eduardo Pimentel. A linha 250, que percorre um trajeto de 38 km (ida e volta) entre os terminais do Santa Cândida e do Pinheirinho, tem a expectativa de beneficiar mais de 35 mil pessoas.

O prefeito Rafael Greca expressou a expectativa de uma redução de 15 minutos no tempo de percurso. "Os ligeirões vão diminuir o tempo de percurso de 38 km que cortam a cidade de Norte a Sul. Eles tornam tudo mais dinâmico, muito melhor e mais confortável para a população", afirmou em entrevista antes de realizar o percurso completo.

Segundo a Prefeitura de Curitiba, a economia de tempo será mais evidente na parte sul da cidade, da Praça do Japão até o Pinheirinho. Nesse trecho, o ônibus terá apenas três paradas - Terminal do Portão, Terminal do Capão Raso e Terminal do Pinheirinho - resultando em um ganho de velocidade operacional de 23%.

A linha Norte-Sul contará com 29 ônibus, com intervalos de 3,5 minutos nos horários de pico e de 10 minutos em períodos de menor demanda. Os locais por onde o novo Ligeirão passará incluem os terminais Santa Cândida, Boa Vista, Cabral, Portão, Capão Raso e Pinheirinho, além de diversas estações-tubo ao longo do percurso.

Após a inauguração do Ligeirão Norte-Sul, a Prefeitura de Curitiba já anunciou planos para o Ligeirão Leste-Oeste, que ligará o CIC até Centenário/Pinhais. As obras incluirão novos terminais e estações, bem como a readequação das canaletas ao longo do trecho de 20 quilômetros. Eduardo Pimentel informou que as obras terão início na próxima semana, representando um investimento de mais de 40 milhões de dólares para melhorar a eficiência do transporte público na região.
Postagem Anterior Próxima Postagem