Consumo das famílias aumenta em janeiro, diz Fecomércio PR



SEU BOLSO - Quebrando uma sequência de cinco meses em declínio, o índice que mensura a Intenção de Consumo das Famílias (ICF) registrou um aumento em janeiro, apresentando uma variação positiva de 4% em relação a dezembro.

O cálculo desse índice é realizado mensalmente pela CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo) e pela Fecomércio Paraná. A pesquisa aponta que as famílias com renda mensal de até R$ 14 mil (equivalente a 10 salários mínimos) estão demonstrando maior confiança, com um avanço de 4,2% na intenção de consumo nesse segmento.

Além disso, houve uma variação positiva no índice entre as famílias com rendimentos acima de 10 salários mínimos (+3,4%). Os principais impulsionadores desse resultado em janeiro foram a Perspectiva de Consumo (9,7%), Perspectiva Profissional (8,8%) e Momento para Duráveis (7,9%). Outros elementos da pesquisa também apresentaram crescimento, como o nível atual de consumo e as avaliações sobre o emprego, a renda e o acesso ao crédito.
Postagem Anterior Próxima Postagem