Verão no Paraná deve ser de calor e chuvas volumosas


Ondas de calor, chuvas volumosas e ventanias devem marcar o próximo verão no Paraná. A nova estação começa à 0h27 do dia 22 de dezembro e termina 20 de março. Segundo o Simepar, o fenômeno climático El Niño ativo deve agir com forte intensidade na bacia do Oceano Pacífico. 

O meteorologista do Simepar, Reinaldo Kneib, explica como o El Niño atua e influencia no clima. A temperatura máxima média no litoral do estado entre os meses de janeiro, fevereiro e março é de 30ºC. Em Curitiba e Região Metropolitana é um pouco menor, de 28ºC.

 Na região norte do Paraná, a máxima média chega a 32ºC. Já a região com maior acumulado de chuva no mês, no período de verão, é o litoral. De acordo com os valores médios históricos de chuva analisados pelo Simepar, a variação de janeiro já chegou aos 458 milímetros no litoral. 

 Normalmente, a instabilidade ganha força por causa do ar mais quente. Por isso, ocorrem vários dias consecutivos com chuvas, especialmente nos períodos da tarde e da noite. Em alguns casos, os eventos podem ser fortes e volumosos. Outra característica é a curta duração, com raios, rajadas de ventos fortes e granizo. O meteorologista alerta para essas condições. Band News
Postagem Anterior Próxima Postagem