O preço médio dos aluguéis em Curitiba subiu quatro vezes acima da inflação. Um levantamento mensal feito pelas plataformas Quinto Andar e Imovelweb aponta que os valores ficaram 19,8% mais caros nos últimos 12 meses. Na variação entre outubro e novembro, o preço médio do metro quadrado subiu 1,5%, cotado a pouco mais de R$ 43,00.
Na avaliação do economista Carlos Magno Bittencourt, a capital paranaense é uma cidade com altos índices de qualidade de vida. Isso torna a região mais atrativa e, por consequência, mais cara:
Segundo o especialista, a redução gradual da taxa básica de juros promovida pelo Banco Central deve manter o mercado de imóveis aquecido.
Com a Selic mais baixa, o crédito imobiliário deve ficar mais atrativo, mantendo a demanda em níveis altos:
Apesar da tendência de manutenção dos preços em patamares elevados, o levantamento mensal QuintoAndar/Imovelweb aponta para a desaceleração dos aumentos. Em algumas regiões, inclusive, é possível encontrar imóveis mais baratos.
Em Curitiba, nos últimos três meses, cerca de 30% dos bairros monitorados pelas plataformas viram o preço médio do metro quadrado desvalorizar. Entre as 30 regiões pesquisadas, 10 ficaram mais baratas no último trimestre. Bandnews