Fumaça de queimadas no Pantanal atinge cidades do Paraná


A fumaça das queimadas no Pantanal atinge várias cidades do Paraná. O bioma, localizado no Centro-Oeste do país, vem sofrendo com uma série de incêndios ambientais, e registrou 71 eventos de fogo desde esta quinta-feira (16). 

 Desde janeiro, o Pantanal teve mais de um milhão de hectares totalmente consumidos pelas chamas, em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, conforme monitoramento do Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais, da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro). As chamas estão associadas a fatores naturais, como a elevada seca, altas temperaturas e a velocidade dos ventos na região, além da incidência de raios.

 De acordo com o meteorologista do Simepar, Lizandro Jacobsen, a fumaça das queimadas pantaneiras compromete a qualidade do ar em várias regiões do Estado. “Tivemos o registro em várias cidades do Noroeste e Oeste do Estado principalmente com o céu bastante carregado de fumaça, que vem das queimadas no Centro-Oeste do Brasil.

 Essa situação praticamente cobriu toda a região e que deixa o céu no fim do dia um pouco mais avermelhado. E, claro, a qualidade do ar fica mais prejudicada”, afirma o meteorologista. O especialista afirma, ainda, que a fumaça deve se dissipar nos próximos dias, com a chegada de chuvas ao Estado. 

 “Como tem previsão de chuva nos próximos dias, a tendência é que essa situação melhore bastante, com uma qualidade de ar melhor em função da ocorrência de chuva, que praticamente limpa a atmosfera”, completa. 

 Há algumas semanas, um fato semelhante foi registrado em Cascavel, mas nesse caso, a fumaça era resultado de queimadas registradas no Paraguai e na Bolívia. Ela se espalhou sobre o Paraná e também Mato Grosso do Sul, São Paulo e também em cidades de Minas Gerais. Com informações da BandNews Curitiba.
Postagem Anterior Próxima Postagem