Tornado de categoria F2 é registrado em Cascavel, no oeste do Paraná


Segundo o Simepar, o fenômeno registrado nesta quarta-feira (04), foi o primeiro tornado que passou por Cascavel, desde que foram iniciados os registros pelo órgão meteorológico, em 1997. Conforme o Simepar, na região, houve registros em cidades como Marechal Cândido Rondon, Francisco Beltrão, Chopinzinho, Almirante Tamandare-Itaperuçu, onde os registros de danos indicavam claramente esse evento. 

 As cidades citadas foram categorizadas como tornados em eventos ocorridos em outros anos. Nesta quarta, até o momento somente Cascavel mostrou evidências objetivas deste evento. Ainda de acordo com o Simepar, a velocidade do vento registrada na estação da cidade foi de 51,1 km/h. Porém, a estação está localizada numa área da cidade distante o suficiente para não estimar o impacto do evento na área sul em sua plenitude. 

Este evento foi muito localizado e as velocidades maiores ocorreram nos locais onde foram verificados os estragos. “Especificamente na região de Cascavel, ela (tempestade intensa) foi intensa o suficiente para provocar a formação de um tornado na região sul da cidade. Esse tornado foi possível ser identificado com informações de radar meteorológico e também com todas as evidências de destruição que teve, tanto na superfície como por sobrevoos de helicóptero na cidade”, explica o meteorologista e Coordenador de Operação do SIMEPAR, Marco Antonio Rodrigues Jusevicius. O evento foi categorizado como F2 em uma escala que vai de F0 a F5. Paraná Portal
Postagem Anterior Próxima Postagem