O Rio Iguaçu, que corta a cidade de União da Vitória, no Sul do Estado, ultrapassou os oito metros na noite desta terça-feira (17). O município é um dos mais castigados pelas fortes chuvas que caem sobre o Estado nos últimos dias.
O monitoramento hidrológico é realizado pela Copel. A marca dos oito metros foi ultrapassada às 21h, com 8,005 m. O nível do Rio Iguaçu não para de subir e manhã desta quarta-feira (18) já alcança os 8,10 m, conforme medição aferida às 7h.
A previsão inicial da Copel é que o rio poderia alcançar a marca ainda na madrugada do último sábado (14), o que não se confirmou.
Os dados confirmam a cheia no Rio Iguaçu, mas em menor volume. Mesmo assim, a quantidade de água causa alagamentos e transtornos à população de União da Vitória. Casas e equipamentos públicos permanecem inundados.
O monitoramento realizado hora a hora pela Copel indica, ainda, que o nível do Rio Iguaçu poderá chegar aos 8,36 m na noite de hoje em União da Vitória. Devido às condições em União da Vitória, o prefeito Bachir Abbas publicou um decreto suspendendo as atividades escolares e o transporte da rede municipal de ensino até sexta-feira (20).
União da Vitória é a cidade paranaense que mais registrou transtornos até o momento em função das fortes chuvas, de acordo com a Defesa Civil Estadual. São 9 mil moradores afetados, dos quais 4 mil permanecem desalojados.
A cidade conta com 18 abrigos e o Governo do Estado já transferiu 27 pessoas em situação de maior vulnerabilidade para hotéis e pousadas.
Um total de 800 casas foram danificadas, número que pode aumentar conforme o nível do Rio Iguaçu subir. Paraná Portal