Ratinho Junior já tem seu nome em pesquisa nacional ao Palácio do Planalto


Toda pesquisa política tem uma intenção e isso é fato. O levantamento divulgado nesta sexta-feira (13) pelo Instituto Paraná Pesquisa mexeu com o bolsonarismo, que não acredita no potencial de eleitores de Lua e no baixo índice de Bolsonaro, mesmo inelegível. 

Pesquisa é sondagem, é o eleitor quem fala. Neste mesmo levantamento, na estimulada, aparece o nome do governador paranaense, Ratinho Junior (PSD), que tem o apoio da direção-geral do partido. Ratinho Junior vem surgindo no cenário federal como, também, uma opção ao Palácio do Planalto. Tem se dedicado a proferir palestras fora do Estado, mostrando sua gestão como governador de um Estado promissor. 

Sabe, no entanto, que enfrentará fortes políticos do cenário nacional, entre eles, Tarcisio de Freitas, governador de São Paulo e, hoje, principal concorrente de Lula. Correm ainda na paralela, os governadores de Minas Gerais, Romeu Zema e do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite. 

O senador Sergio Moro, se for cassado e não se tornar inelegível, será outro que estará disposto a disputar o Palácio do Planalto. Na espontânea, Ratinho Junior aparece com 0,1%, o mesmo percentual que o senador Sergio Moro. Já na estimulada, quando seu nome é colocado no tabuleiro, o governador paranaense soma 4,6%. Na pesquisa espontânea, quando o nome dos candidatos não é apresentado ao eleitor, Lula e Bolsonaro estão à frente. 

O petista aparece com 22,1% e o Bolsonaro com 14,3% . Neste item da pesquisa, mais de 50% dos entrevistados não sabem em quem votar. Quatro cenários foram propostos na pesquisa: o primeiro, sem Bolsonaro, Lula lidera com 36,6%, seguido de Tarcísio (12,7%), Simone Tebet (7,4%), Sergio Moro (6,7%), Ciro Gomes (6,3%), Zema (5,7%), Ratinho (4,6%), Leite (2,1%), Tereza Cristina (1,9%) e Ronaldo Caiado (1,2%). 

Neste primeiro recorte, Lula vence na região Sul, com 27% à frente somente do governador do Paraná, que aparece com 16%. O Instituto Paraná Pesquisa ouviu 2020 eleitores, em entrevistas pessoais, com pessoas de 16 anos ou mais, em 26 Estados e Distrito Federal e em 162 municípios brasileiros entre os dias 29 de setembro e 03 de outubro de 2023. O grau de confiança de 95,0% para uma margem estimada de erro de 2,2 pontos percentuais para os resultados gerais. Paraná Portal
Postagem Anterior Próxima Postagem