O Paraná é o estado brasileiro que mais perdeu vacinas contra a Covid-19 por prazo de validade vencido. Entre 2021 e 2022, 1,8 milhão de imunizantes deixaram de ser aplicados no Estado, de acordo com relatório divulgado pelo Tribunal de Contas da União (TCU).
A pasta identificou dez secretarias de saúde com perdas significativas na aplicação do imunizante anticovid. Ao todo, 2.296 milhões de vacinas foram perdidas no Brasil no período analisado. Atrás do Paraná, os estados de São Paulo, com 300 mil doses perdidas, e o Rio de Janeiro, com 125 mil, acumulam as maiores perdas.
A apuração da perda de imunizantes durante o período mais crítico da pandemia de Covid-19 começou em em março deste ano. As equipes do TCU chegaram aos valores no cruzamento de dados do Ministério da Saúde com os das secretarias estaduais e municipais de saúde.
O prejuízo ao os cofres públicos com as vacinas que tiveram a validade vencida antes da aplicação chega a R$ 1,2 bilhão.
Questionada pela reportagem, a Secretaria de Estado da Saúde afirma que vai analisar as diretrizes e apontamentos e, se necessário, vai responder ao órgão federal. Paraná Portal