Mais de 100 mil paranaenses foram afetados pelos temporais que atingiram o Paraná nos últimos dias. O levantamento de estragos causados pela chuva no Estado foi atualizado na manhã desta quinta-feira (19) pela Defesa Civil. Conforme o órgão, 109.834 pessoas foram afetadas pelos alagamentos e enxurradas.
O número de cidades que contabilizam estragos subiu para 80. Destas, 22 decretaram situação de emergência:
Cascavel, Dois Vizinhos, Ivaiporã, Jardim Alegre, Mallet, Mangueirinha, Nova Prata do Iguaçu, Paula Freitas, Paulo Frontin, Peabiru, Pinhão, Pitanga, Porto Amazonas, Prudentópolis, Rebouças, Rio Azul, Rio Negro, Roncador, Santa Izabel do Oeste, São Jorge do Oeste, São Mateus do Sul e União da Vitória.
A situação mais crÃtica é registrada em União da Vitória, no Sul do Estado. Por lá, a atualização da Defesa Civil indica que o número de pessoas afetadas pelos alagamentos chegou a 52.209.
O número de casas danificadas pelos alagamentos também subiu exponencialmente, e passou de 800 para 4.855.
Chegou a faltar comida na cidade e a distribuição de cestas básicas foi temporariamente suspensa pela Secretaria Municipal de Assistência Social.
O serviço será retomado hoje, com a retomada da distribuição de kits para famÃlias em situação de vulnerabilidade.
Em todo o Estado, 12.019 paranaenses permanecem desalojados, ainda segundo a Defesa Civil Estadual.
O governador Ratinho Junior (PSD) visitou na noite desta quarta-feira (18) a cidade de São Mateus do Sul.
O municÃpio do Sul paranaense é um dos mais atingidos pelas chuvas dos últimos dias. Essa foi a primeira visita do governador a áreas alagadas desde o inÃcio dos temporais, que não dão trégua no Estado há mais de 10 dias.
Conforme a Defesa Civil, 1.824 moradores foram afetados, dos quais 300 estão desalojados e outros 25 desabrigados.
“É uma forma de prestar a nossa solidariedade à s famÃlias atingidas e também demonstrar a nossa gratidão à s equipes do Governo do Estado e dos municÃpios que trabalham 24 horas por dia no atendimento à população”, afirmou Ratinho Junior.
Em São Mateus do Sul, o governador esteve nas instalações montadas pela prefeitura para receber donativos, cumprimentou voluntários e se reuniu com algumas das famÃlias que precisaram deixar suas casas.
Após a visita, que foi feita de carro, Ratinho Junior retornou para Curitiba na madrugada desta quinta-feira (19).
A agenda do chefe do Executivo contava com uma reunião em União da Vitória, cidade mais afetada pelos temporais no Paraná, mas a visita foi cancelada por falta de condições de voo. A assessoria do Governo do Estado confirmou ao Paraná Portal na manhã desta quinta (18) que não há previsão para uma visita ao municÃpio. Paraná Portal