Paraná destina R$ 1 milhão para hotéis e pousadas acolherem desabrigados


O governo do Paraná anunciou nesta sexta-feira (13) que vai destinar R$ 1 milhão para hotéis e pousadas abrigarem as pessoas desabrigadas pelas chuvas no Estado. A decisão foi anunciada ontem, quando a Defesa Civil registrava 3.765 paranaenses desabrigados. Segundo a administração estadual, a hospedagem oferecida é de pensão completa e por 15 diárias, com eventual prorrogação de mais 15. 

A prioridade será dada para gestantes, crianças, idosos, acamados, deficientes físicos e demais vulneráveis. A gestão será realizada com a ajuda das 11 cidades que decretaram estado de emergência - Cascavel, Ivaiporã, Mangueirinha, Paula Freitas, Paulo Frontin, Pinhão, Pitanga, Rio Negro, Santa Izabel do Oeste, São Jorge do Oeste e União da Vitória.

 As cidades mais atingidas até agora são União da Vitória, no Sul do Estado, e Rio Negro (Região Metropolitana de Curitiba). Porém, contratação emergencial é válida para todos os 399 municípios paranaenses, conforme a evolução e a urgência no atendimento. A Defesa Civil diz que são 801 desabrigados em 73 municípios atingidos fortemente pelas chuvas e ventos. Além disso, são 6.958 desalojados (abrigados em casas de parentes e amigos) e 6.420 casas danificadas. 

 Contudo, a expectativa é que os números aumentem com a persistência das chuvas. “A situação em União da Vitória ainda está crítica, com o rio aumentando. Continuamos monitorando, as equipes que estão no local estão acompanhando para retirar as famílias preventivamente, se necessário, e prontas para dar o suporte.

 O Rio Negro também continua mostrando subida e prossegue sendo monitorado de perto”, diz o capitão Marcos Vidal, da Defesa Civil. Segundo a Copel, 6,7 mil unidades no Paraná estão sem energia. As cidades mais afetadas são Santa Maria do Oeste, Curitiba, Foz do Iguaçu, Pitanga e a Lapa. 915 serviços emergenciais estão espalhados pelo Estado, segundo a companhia. Já a Sanepar divulgou que os sistemas de abastecimento de água em Pinhão, Prudentópolis, Lanjeiras do Sul, Pato Branco e Ibaiti estão comprometidos. Paraná Portal
Postagem Anterior Próxima Postagem