O Paraná deve contratar hotéis e pousadas para pessoas desabrigadas pelas fortes chuvas que castigam o Estado nos últimos dias. A medida foi anunciada nesta quinta-feira (12) pelo governador Ratinho Junior (PSD). De acordo com dados atualizados hoje pela Defesa Civil Estadual, 3.765 paranaenses estão desabrigados. Todos estão assistidos temporariamente em abrigos públicos, em cinco municípios.
Os números tendem a aumentar, já que a instabilidade no tempo trouxe mais chuvas fortes ao Estado nessa quinta.
Um dos municípios mais afetados pelos temporais é União da Vitória, no Sul do Estado, onde o nível do Rio Iguaçu voltou a subir e afetar milhares de moradores.
“É a prioridade número um do nosso Governo no dia de hoje.
As fortes chuvas que vêm castigando o nosso Estado têm causado muitos transtornos e não podemos deixar que as famílias que perderam suas casas, seus bens e estão sem ter para onde ir, fiquem desassistidas. Por isso determinei que o Estado contrate hotéis e pousadas até que as condições climáticas se estabilizem e que sejam encontradas opções de acolhimento aos desabrigados", disse Ratinho Junior.
Força-tarefa
Conforme o Governo do Estado, uma força-tarefa envolvendo as Secretarias de Justiça e Cidadania, do Desenvolvimento Social e Família e a Defesa Civil Estadual foi montada para viabilizar a contratação de hospedagens temporárias em hotéis e pousadas aos desabrigados.
Esses órgãos farão o levantamento da situação dos desabrigados nas cidades mais atingidas, casos de União da Vitória e Rio Negro.
As pastas também devem avaliar outros municípios em situação de emergência no Paraná, onde famílias também estejam desabrigadas e necessitando de assistência.
Nove cidades paranaenses têm decretos municipais de situação de emergência. Em todo o Estado, chega a 38 mil o número de famílias afetadas por temporais e alagamentos recentes, das quais 3.765 pessoas estão desabrigadas e em situação de vulnerabilidade. Paraná Portal