As cidades Peabiru, Porto Amazonas, Rio Azul e Roncador tiveram os decretos de situação de emergência homologados pelo governo do Paraná nesta segunda-feira (16). Com isso, o Estado chega a 17 municípios com alerta e diversos estragos pelos temporais.
A expectativa ainda é que o número cresça para 20 cidades nesta terça-feira (17), considerando que Dois Vizinhos, Prudentópolis e Rebouças também estão com os decretos prontos. Além disso, a previsão do tempo aponta novas tempestades e mais instabilidade A Defesa Civil aponta que 76 cidades e 62 mil pessoas foram atingidas diretamente pelas fortes chuvas desde o início deste mês.
7.186 pessoas estão desalojadas (em casa de parentes ou amigos) e outras 816 estão desabrigadas (temporariamente em abrigos públicos).
No fim de semana, o governo estadual liberou R$ 1 milhão para hotéis e pousadas acolherem os desabrigados. A prioridade é de gestantes, crianças, idosos, acamados, pessoas com deficiência ou em situação de vulnerabilidade.
Famílias de Rio Negro, União da Vitória e São Mateus do Sul já foram transferidas. Essas cidades sofrem com pontes danificadas e casas submersas
Em Rio Negro, o nível do rio que dá nome ao município chegou a 10,5 metros, sendo que o nível é considerado muito alto a partir de 4,5 metros. Além disso, a cidade registrou 341 milímetros de chuva neste mês, batendo o recorde desde 1997 (quando foi iniciado o monitoramento). A média história de Rio Negro é de 142 mm.
Para ajudar todos os afetados, o governo do Paraná já recebeu a doação de 3.391 cestas básicas, 1.900 kits dormitórios, 2.396 colchões, 1.249 kits de higiene e 655 de limpeza e 39.680 telhas.
QUAIS CIDADES DO PARANÁ DECRETARAM SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA
Cascavel
União da Vitória
São Mateus do Sul
Rio Negro
Ivaiporã
Santa Izabel do Oeste
Jardim Alegre
Paulo Frontin
Pitanga
Paula Freitas
Pinhão
Mangueirinha
São Jorge do Oeste.
Peabiru
Porto Amazonas
Rio Azul
Roncador
Paraná Portal