Paraná: 500 mil consumidores ficaram sem energia devido aos temporais, diz Copel


500 mil consumidores ficaram sem energia devido aos temporais que atingiram o Paraná nesta quarta-feira (4), de acordo com a Copel. Cerca de 1.500 profissionais da Copel trabalham nos reparos à rede conseguiram reduzir em 66% o número de consumidores desligados pelo temporal. Com isso, 167 mil permanecem sem energia no início desta noite. 

 A maior parte se concentra no Norte do Paraná, onde 76 mil domicílios estão sem luz. Os municípios mais atingidos foram Apucarana, onde 33 mil consumidores continuam sem acesso à energia elétrica, Jandaia do Sul, com 21 mil desligamentos, e Cascavel, com 20 mil. A maior cidade do Oeste chegou a ter 55 mil consumidores afetados devido ao tornado, mas a maior parte já foi resolvida. 

Segundo a Defesa Civil, 3.699 pessoas de 11 municípios foram afetadas de alguma forma até o fim da tarde de hoje. Entre os afetados, 30 foram desalojados e precisaram abandonar temporariamente as suas residências. Destes, 18 permanecem em casas de parentes ou amigos. 772 casas foram danificadas, sendo a maioria em São Jorge do Oeste (400) e Mangueirinha (200), na região oeste. Na região Centro-Sul do Estado, 50 pessoas ficaram desabrigadas em Pinhão e foram encaminhadas para abrigos temporários. 

De acordo com ao Defesa Civil, a situação para os próximos dias requer atenção da população. “Os modelos meteorológicos estão indicando um acumulado de chuva alto para os próximos dias em várias regiões do Estado, especialmente desta quarta-feira até sábado. Então fique atento para os alertas da Defesa Civil e a evolução do quadro meteorológico”, explicou o capitão Marcos Vidal da Silva Júnior, que integra a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil. 

 Os cidadãos que desejam receber os alertas da Defesa Civil relacionados às regiões onde moram podem fazê-lo gratuitamente. Para isso, basta enviar o número do CEP via SMS para o número 40199. Caso necessário, é possível acionar o serviço de emergência da Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193. “É importante acompanhar a evolução da situação na sua localidade e ficar atento caso haja qualquer indício de alagamento, inundação ou se você mora próximo de uma encosta”, completou Vidal. Paraná Portal
Postagem Anterior Próxima Postagem