Novos modelos de ônibus elétricos são testados em Curitiba


Novos modelos de ônibus elétricos começam a ser testados nesta segunda-feira (2) em Curitiba. Dois veículos articulados das montadoras Marcopolo e Eletra entram em circulação nas ruas da Capital, na última rodada de testes de coletivos sem emissão de poluentes. 

 Desde o fim do ano passado, a Prefeitura de Curitiba promove uma série de testes com veículos mais sustentáveis. Já foram testados equipamentos de montadoras com a chinesa BYD, Marcopolo, Volvo, Higer e Eletra. Itens como o consumo, níveis de ruído e autonomia são avaliados. Os resultados dos testes servirão de base para a elaboração do edital de compra dos primeiros ônibus elétricos que farão parte da frota municipal de ônibus, já no ano que vem.

 Conforme a administração municipal, o projeto de eletrificação da frota prevê que 30% dos ônibus urbanos sejam zero emissões até 2030, percentual que deve alcançar 100% até 2050. Sem emissão de CO2 e ruídos, o ônibus elétrico é considerado o futuro da mobilidade nas grandes cidades e é uma das principais agendas do município para os próximos anos, dentro do compromisso de reduzir a emissão de poluentes. 

 Os primeiros 70 ônibus elétricos devem começar a circular regularmente no transporte público curitibano até junho de 2024. A última rodada de testes com os veículos articulados elétricos será lançada hoje pelo prefeito em exercício, Eduardo Pimentel. Paraná Portal
Postagem Anterior Próxima Postagem