Greca busca parcerias no Japão e conhece projetos de gestão urbana


Prefeito de Curitiba, Rafael Greca cumpriu agenda técnica nesta terça-feira (3) e foi recebido pelo prefeito de Kakogawa, Yasuhiro Okada, no Japão, para conferir projetos de gestão urbana. A cidade da província de Hyogo tem 260 mil habitantes e um tratado de irmandade com Maringá, da região noroeste do Paraná. “O prefeito Okada administra uma cidade inteligente. 

Viemos aprender como trabalhar com os efeitos das enchentes, em mobilidade e trocar experiências em outras áreas com a aproximação cultural entre Curitiba e o Japão”, disse Greca. Ele presenteou o prefeito japonês com uma miniatura de araucária feita de madeira, um lenço pintado com a gralha azul e as pinhas, símbolo de Curitiba e do Paraná. 

 Foram apresentados os projetos de monitoramento de enchentes, com câmeras inteligentes e sensores de baixo custo para controle do nível da água de chuva e vazão dos rios; iniciativas de segurança pública como a implantação de tags nas mochilas de crianças para a segurança no caminho entre a casa e a escola e o sistema de transporte da cidade. 

 À equipe técnica da prefeitura local, foi apresentado o projeto curitibano do Hipervisor Urbano, pelo analista de Sistemas da Secretaria Municipal de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação (Smap), Bruno Gonçalves de Lara. Nesta quarta-feira (4), Greca deve visitar Himeji, cidade-irmã de Curitiba, e visitar o Castelo de Himeji, tesouro nacional do Japão e Patrimônio Mundial da Unesco desde 1993. Paraná Portal
Postagem Anterior Próxima Postagem