Balões ‘tomam conta’ do céu de Curitiba e Região; em Araucária, três foram presos


O céu de Curitiba e Região Metropolitana voltou, neste domingo (17), a ser tomado por diversos balões. Já pela manhã, registros foram feitos no bairro Bacacheri e nas cidades de Colombo e Araucária. Na última, três pessoas acabaram presas. A legislação brasileira proíbe a fabricação, venda, transporte e a soltura de balões. 

A manipulação é considerada crime ambiental, uma vez que a prática pode causar danos irreparáveis a famílias e ao meio ambiente. Constantemente, a Polícia Civil alerta sobre os perigos e o crime de soltar balão. O caso que mais chamou a atenção aconteceu em Araucária. Um balão com cerca de 10 metros foi apreendido. Segundo a Polícia Militar, diversas pessoas teriam invadido chácaras com objetivo de recuperar o objeto. 

 Durante a busca, um Celta sem placas foi abordado. Dentro dele, os policiais encontraram partes já dobradas de balão. Os três ocupantes foram encaminhados à delegacia. Conforme a Lei de Crimes Ambientais (9.605/98), a pena para esse crime é de detenção de um a três anos ou multa, ou ambas as penas cumulativamente. 

Em 2022, a Polícia Civil instaurou quatro inquéritos policiais para investigar a soltura de balões em Curitiba. A lei de crimes ambientais surgiu da necessidade de proteger o meio ambiente, assim como a mancha urbana, até porque a soltura de balões pode causar incêndios imensuráveis. A Polícia Civil orienta que, em casos de emergências, incêndios ou incidentes envolvendo balões, entrar em contato com o Corpo de Bombeiros através do telefone 193.

 A Polícia Militar também pode ser acionada se o crime for flagrante. Sabe como ficar bem informado com rapidez sobre aquilo que acontece de mais importante em Curitiba e Região Metropolitana? Quer ter acesso às principais notícias do seu time do coração? Ou que tal ter acesso à agenda cultural da sua cidade? É muito fácil! Você fica sabendo de tudo nas comunidades da Banda B no WhatsApp. E sabe o que é melhor? Você escolhe quais notícias quer receber. Banda B
Postagem Anterior Próxima Postagem