Deputada Flávia Francischini na luta pelos autistas

Deputada Estadual Flávia Francischini - divulgação


PARANÁ - A deputada estadual Flávia Francischini, do União Brasil, está empenhada em promover uma audiência pública para um debate aprofundado dos projetos apresentados pelos deputados estaduais com o objetivo de compor o Código da Pessoa com Espectro Autista do Paraná (TEA), que está em construção na Assembleia Legislativa. A parlamentar ressaltou a necessidade de revisar o texto, conhecer as propostas e discutir os sistemas de inclusão, buscando a contribuição de especialistas, educadores e famílias de crianças autistas.


Outra preocupação da deputada é a agilidade na aprovação do Código do Autismo e dos projetos de lei que estão parados nas comissões da Casa. Flávia questionou o porquê de projetos que afetam o cotidiano das pessoas autistas e suas famílias estarem estagnados na Comissão de Constituição e Justiça. Enquanto o Plenário e a Mesa Executiva votam outras prioridades, alguns inclusive em regime de urgência. A deputada indaga sobre o que estão esperando para avançar nessas questões.


Flávia Francischini também expressou sua insatisfação com a reunião da Comissão, na qual apenas uma profissional apresentou um texto pronto sobre um sistema de inclusão, sem qualquer debate com especialistas. Segundo a deputada, não havia representantes da Educação nem da Saúde, e há muitos pontos a serem discutidos. É importante destacar que Flávia é mãe de um pré-adolescente autista, o que fortalece sua conexão pessoal com a causa.


Dentre as 12 propostas sugeridas pela deputada Flávia para o Código do Autismo, estão a proibição aos planos de saúde de cancelarem ou suspenderem serviços para consumidores autistas sem justa causa e aviso prévio; a formação e capacitação de policiais militares no atendimento de ocorrências envolvendo pessoas autistas; a criação do Programa Estadual de Acompanhamento Pré-natal e Pós-parto para mulheres com TEA; além do fornecimento de abafadores de ruídos em estádios e arenas esportivas.


Flávia ressalta a importância da conscientização sobre o autismo para combater o estigma e a discriminação enfrentados por muitas pessoas com esse transtorno em suas vidas diárias. A deputada afirma que sempre trabalhará em prol da inclusão e de políticas públicas que auxiliem as famílias.


É válido mencionar que a deputada Flávia Francischini tem sido defensora da causa autista desde antes de sua atuação como vereadora na Câmara Municipal de Curitiba. Na casa legislativa curitibana, ela teve aprovada a Lei que institui as Rodas de Conversa, com o objetivo de apoiar estudantes com deficiência e suas famílias na inclusão escolar.

أحدث أقدم