Empresa deixa de operar única linha de transporte intermunicipal de Guaraqueçaba e moradores ficam isolados


 A única linha do transporte intermunicipal de Guaraqueçaba, no litoral do Paraná, que liga o município à cidade de Antonina, deixou de ser oferecida pela Viação Graciosa nesta sexta-feira (01). Apesar de ser uma linha intermunicipal, moradores de comunidades rurais também usam o transporte para ir ao centro de Guaraqueçaba e acessar serviços de saúde, comércio e a rede bancária.


O trajeto passa pela PR-340 e pela PR-405, em uma extensão de aproximadamente 100 quilômetros, sendo parte em rodovia não pavimentada. O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) chegou a convocar empresas do setor de transporte para operar provisoriamente a linha, mas até o momento nenhuma se apresentou.


A prefeita Lilian Ramos disse à reportagem da Banda B que espera uma solução. Na segunda-feira (4) ela vai participar de uma reunião para tratar sobre o assunto no DER (Departamento de Estradas de Rodagem).


De acordo com a prefeita, um dos motivos da interrupção é a falta de manutenção da estrada. Em março, crianças ficaram sem acesso às escolas após quatro ônibus do transporte escolar quebrarem na PR-405.

“É inadmissível na situação de Guaraqueçaba em especial que toda a área rural, que são 14 comunidades e que dependem deste transporte público, ficar assim, Nós não podemos deixar a população sem o serviço”, afirmou.


Segundo a prefeita, a linha já tinha sido reduzida. Os horários estavam restritos e o veículo utilizado não era adequado.


 

“Nós tínhamos um ônibus convencional, com linhas de segunda a sábado, agora era só de segunda, quarta a sexta. Trocaram o ônibus convencional para um metropolitano. Uma viagem que dura mais de três horas com idosos, gestantes, todos em um veículo sem banheiro e que não tem onde guardar bagagem’, relatou.


O que diz a Viação Graciosa

A Viação Graciosa já havia comunicado ao DER que iria interromper a operação. Procurada pela Banda B, a direção da empresa informou em nota que buscou “inúmeras alternativas para manter a operação, readaptando veículos, reduzindo frequência e infelizmente as dificuldades da operação da linha, principalmente com manutenção e a baixa demanda inviabilizaram a continuidade da operação”.


O que diz o DER

Procurado, o DER/PR informou que até o momento não houve interessados em operar a linha e permanece com a convocação aberta. O DER/PR informou ainda que foi lançada nesta semana a licitação para contratar os serviços de manutenção e conservação da PR-405 em Guaraqueçaba. O investimento previsto é de R$ 6.510.237,76, pelo prazo de dois anos.

Banda B


Postagem Anterior Próxima Postagem