Positividade da Covid-19 cai 266% e secretária demonstra otimismo com liberação total das máscaras

 


Com uma queda de 266% na taxa de positividade da Covid-19, a secretária municipal da Saúde de Curitiba, Márcia Huçulak, demonstrou otimismo para a liberação total das máscaras. 


Em entrevista à Banda B, nesta sexta-feira (25), ela destacou que o tema vem sendo discutido pelo comitê municipal e a expressiva redução na positividade é um indicador que pode dar tranquilidade para avançar na flexibilização.


“Vocês acompanham o card no dia a dia e podem observar como vem caindo o número de casos ativos, novos casos e, em especial, da positividade dos exames, o que é um indicador muito bom. 


Tivemos durante a semana, um dia sem nenhuma internação de caso novo, então não temos observado o agravamento e a necessidade de hospitalização. São indicadores que apontam para a liberação em todos os ambientes”, disse Huçulak.


Durante o mês de janeiro, a taxa de positividade da Covid-19 atingiu o pico na capital paranaense, com 51,8%. Ou seja, a cada dois testes realizados na cidade, pelo menos um dava positivo no início do ano. Agora, dois meses depois, a positividade chegou a 15,2%.


Segundo a Secretaria Municipal da Saúde, atualmente Curitiba tem 1.571 casos ativos na cidade, o que representa o potencial de transmissão do vírus. “São indicadores muito animadores, nossas equipes estão muito felizes e estamos quase vida normal agora”, comentou.


Liberação total das máscaras


Uma reunião do comitê municipal está marcada para a próxima segunda-feira (28). Há uma expectativa de anúncio para o aniversário da cidade, em 29 de março, mas a administração municipal tem optato por tomar decisões conjuntas com o Governo do Estado.


O governador Ratinho Junior disse, durante a semana, que a Secretaria de Estado da Saúde analisa as curvas epidemiológicas com intervalos de 10 a 12 dias. Caso o número de casos não suba, o Governo do Estado pode fazer a liberação na próxima semana.

Banda B

Postagem Anterior Próxima Postagem