Operário Ferroviário e Maringá FC iniciam na noite desta quinta-feira (24), às 20h, no Estádio Germano Krüger, em Ponta Grossa, os primeiros 90 de 180 minutos das semifinais do Campeonato Paranaense. Quem passar já poderá se considerar o “campeão do interior”, fazendo a decisão contra Coritiba ou Athletico.
As duas equipes terminaram no G-4 da primeira fase do Estadual (o Fantasma em primeiro; o Dogão em quarto), mas tiveram desafios distintos nas quartas de final. Enquanto o Alvinegro da Vila Oficinas sofreu para superar o São-Joseense, o Tricolor da Cidade Canção bateu o FC Cascavel nos dois jogos, com direito a uma goleada em sua casa.
Graças aos dois triunfos, o Maringá ultrapassou o Operário na classificação geral do Paranaense, ganhando assim o direito de decidir no Estádio Willie Davids, no próximo domingo (27), às 18h, a sua sorte no torneio.
Novo comandante no banco
Mesmo se classificando e mantendo uma invencibilidade de 12 partidas em casa, o Fantasma trocou de treinador depois do confronto com o time de São José dos Pinhais. Ricardo Catalá deixou o Alvinegro e Claudinei Oliveira chegou para conduzir a equipe não só no Estadual, mas também na sequência da temporada, que terá a Série B do Brasileirão pela frente.
“O Operário me escolheu. Eles tinham uma gama de técnicos. Tem muita gente boa parada. Nem o Operário foi minha segunda opção, nem eu a segunda opção do Operário (…).
Chego para dois jogos decisivos e que temos a expectativa de levar o Operário a briga pelo título. Por conta do pouco tempo não irei fazer mudanças significativas na equipe”, declarou o técnico em sua apresentação, na última segunda-feira (21).
Assim, as principais novidades no Fantasma deverão ser os retornos dos zagueiros Reniê e William Machado, e do atacante Thomaz Santos – todos cumpriram suspensão.
Dogão quer mais no Estadual
Visto com desconfiança no início da temporada, o time do Maringá segue a sua trajetória de surpreender em 2022. Por muito pouco a equipe não terminou a primeira fase com a melhor campanha (era líder até a última rodada), e não tomou conhecimento do FC Cascavel nas quartas de final, com direito a uma vitória por 5 a 0 diante da sua torcida.
Na etapa inicial do Paranaense, o confronto entre Dogão e Fantasma terminou com vitória maringaense por 2 a 0, no Willie Davids. Com esse retrospecto e a sequência de resultados positivos, o técnico Jorge Castilho espera manter a mesma formação que vem atuando, apenas sem o volante Parrudo, que tomou o terceiro cartão amarelo e está suspenso.
Outro aspecto que pode ajudar o Tricolor da Cidade Canção é a presença do seu torcedor. Embora o Ministério Público tenha solicitado na quarta-feira (23) que os dois jogos do confronto fossem com torcida única, a Federação Paranaense de Futebol (FPF) e os clubes reverteram a decisão, e a torcida visitante está presente nas duas partidas.
Banda B