A Prefeitura de Curitiba anunciou nesta quinta-feira (10) a liberação para que os estabelecimentos comerciais possam atender o público sem o limite de 70% da ocupação.
Essa liberação está inserida no decreto municipal 310/2022, que trata também da manutenção da bandeira amarela de enfrentamento a pandemia da Covid-19.
Já o uso de máscaras faciais segue vigente em Curitiba, seguindo assim a determinação do Governo do Paraná.
A secretária municipal da Saúde, Márcia Huçulak, afirmou que a capital paranaense irá aguardar uma movimentação conjunta dos municípios da Região Metropolitana de Curitiba antes de tomar uma decisão.
"As pessoas circulam entre as cidades, então essa ação acontecerá de forma conjunta", explicou Huçulak.
O novo decreto tem validade até 17 de março e levou em conta as orientações e indicadores do Comitê de Técnica e Ética Médica da Secretaria Municipal da Saúde.
Os indicadores da pontuação da bandeira apresentaram nova queda e caíram para 1,63, ainda distante da bandeira verde.
A média móvel de casos confirmados também apresentou queda de 60% na última semana em relação as duas semanas anteriores.
Também registraram quedas a média móvel de casos por data de divulgação (51,6%) e de mortes (15,9%).
“Existe uma desaceleração importante, que está combinada com a redução da positividade dos testes e do número de atendimentos”, analisa o coordenador do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal da Saúde, o epidemiologista Diego Spinoza.
Mas Spinoza alerta que durante o feriado de Carnaval houve menor procura de atendimentos para síndromes respiratórias e que por isso é necessário aguardar para ter uma reposta mais apurada.
“Na próxima semana, poderemos analisar melhor a taxa de retransmissão, sem essa influência relacionada ao Carnaval”, finalizou o epidemiologista.
Paraná Portal