Coritiba alcança 30 mil sócios e acirra ‘Athletiba dos associados’

 


O Coritiba anunciou nesta quarta-feira (30) que o clube alcançou a marca de 30 mil sócios, quase triplicando o número em pouco mais de um ano da atual gestão do Verdão. O crescimento acirrou o Athletiba fora de campo, já que o Furacão agora vê o rival “pelo retrovisor” fora de campo.


Quando a diretoria do presidente Renato Follador (falecido em julho passado) assumiu o Coxa, no início de 2021, o clube possuía 11 mil associados adimplentes, ou seja, em dia com os seus pagamentos. Depois de 14 meses, o Alviverde atingiu a marca de 30 mil sócios, um crescimento substancial, mas que vai ao encontro de um dos pilares da atual gestão.


“Parabéns para toda a nação coxa-branca, fato que mostra a força e tradição da nossa torcida. Quando a arquibancada apoia, canta e sacode o Couto todos nós ficamos mais fortes. Obrigado sócios, o Coxa agradece por acreditarem em nosso trabalho!”, escreveu o clube em suas redes sociais ao fazer o anúncio.

Há dez anos, o Coxa chegou a ter um número próximo ao atual de associados – coincidentemente, foram os tempos em que o Coritiba chegou por duas vezes na decisão da Copa do Brasil, em 2011 e 2012, perdendo para Vasco e Palmeiras na final. O acesso à Série A do Brasileirão, e a oportunidade de conquistar o Campeonato Paranaense após cinco anos também contribuíram para o retorno do torcedor ao Couto Pereira.


Reformulado, o plano de sócios do Verdão hoje conta com cinco modalidades – Alma Guerreira, Nunca Abandona, Raça Verdão, Coxa Doido e Coxa Campeão –, com valores variando entre R$ 19,85 a R$ 299,90. Mais detalhes sobre os benefícios de cada um deles podem ser obtidos no site oficial do clube.


Fora de campo, o Alviverde segue trabalhando em busca de reforços para a disputa do Brasileirão (começa em 10 de abril) e da terceira fase da Copa do Brasil (a princípio em 19 de abril). A expectativa é que, com mais bons resultados dentro das quatro linhas, a nova meta de sócios (40 mil) seja batida ainda nesta temporada.


Liderança rubro-negra diminui

Mais de 200 mil pessoas já foram um dia sócias do Athletico. Contudo, o clube no presente só conseguiu fidelizar 32 mil delas. Este é o número apresentado nesta semana pela presidente do clube, Mário Celso Petraglia, em uma entrevista nesta semana. Assim, a vantagem do Furacão, que já foi ampla nesta seara, agora é muito menor.


Em uma carta divulgada neste início de temporada, Petraglia conclamou os athleticanos a se unir ao projeto que ele lidera desde 1995, se associando ao Rubro-Negro. A marca de 40 mil sócios é tida pela direção do clube como uma meta a ser atingida, e significaria ter uma Arena da Baixada completamente tomada apenas por associados.

Na mesma entrevista, o cartola rubro-negro se queixou dos preços praticados nas três modalidades ofertadas pelo Furacão – com preços entre R$ 90 e R$ 350 mensais –, afirmando que a envergadura financeira para mudar o Athletico de patamar depende também da ajuda da torcida (os sócios contribuem só 8% no orçamento athleticano, segundo Petraglia).


Nas redes sociais, o CEO rubro-negro Alexandre Mattos “cobrou” a torcida do Furacão para que se associe, sobretudo após a importante janela de reforços em 2022, com a chegada de nomes como Canobbio, Cuello e Marlos, dentre outros. A meta é a mesma dos coxas-branca hoje: 40 mil.


O ‘Athletiba de associados’ está em disputa.


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