A Prefeitura de Curitiba e o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) avaliam possibilidades de soluções conjuntos voltados ao trânsito da capital paranaense.
Nesta quinta-feira (10), o secretário de Defesa Social e Trânsito de Curitiba, Péricles de Matos, esteve no instituto para apresentar demandas em soluções tecnológicas para o órgão.
O Tecpar é referência em avaliações de materiais para sinalização viária e de desempenho da sinalização implantada, sendo único na região Sul e um dos mais reconhecidos no Brasil. As soluções tecnológicas desenvolvidas pelo Tecpar auxiliam órgãos públicos a reduzir gastos e melhorar a qualidade e eficiência de materiais adquiridos por meio de licitação.
O diretor-presidente do Tecpar, Jorge Callado, destacou a experiência do instituto na área de trânsito.
“O Tecpar atua, por exemplo, com a certificação e validação de metodologias de equipamentos e softwares que fazem o controle e o monitoramento na gestão de trânsito, bem como realiza a avaliação da qualidade da sinalização viária”, salientou.
O secretário, que também é coronel da reserva da Polícia Militar do Paraná e já comandou a corporação, destacou que sempre utilizou tecnologias desenvolvidas pelo Tecpar, de forma direta ou indireta.
Agora, ele pretende levar as soluções do Instituto para a nova área em que atua. “Nossa vocação à frente da secretaria é fazer a aproximação entre o follow up de produtos do Tecpar com as necessidades de Curitiba na área tecnológica, seja na área de Defesa Social, Trânsito ou qualquer outra que venha gerar benefício e qualidade de vida à nossa população.
E não vemos nenhum lugar melhor para desenvolver tecnologia do que o Tecpar”, afirma Matos.
RADARES DE VELOCIDADE –
Em 2021, a divisão de certificação do Tecpar desenvolveu uma metodologia para verificar a eficiência de equipamentos e softwares que fazem o controle e o monitoramento na gestão de trânsito, como radares de velocidade.
São avalições técnicas que podem ser replicadas em qualquer cidade, melhorando a confiabilidade dos equipamentos utilizados na fiscalização eletrônica de trânsito nos municípios.
O primeiro município a utilizar a metodologia desenvolvida pelo Tecpar foi Curitiba. A prefeitura passou a atualizar o sistema utilizado para a gestão do trânsito e contratou o instituto para fazer os testes de campo dos equipamentos que serão implantados.
O serviço é destinado, principalmente, a prefeituras que estão modernizando ou implantando sistemas de gestão de trânsito e precisam comprovar a eficácia das soluções apresentadas pelas empresas do segmento.
Dessa forma, o poder público pode verificar se a especificação oferecida pela empresa de fato está sendo cumprida. Os testes de campo contaram com o apoio da Superintendência de Trânsito de Curitiba (Setran).
Foram feitas simulações e filmagens simultâneas com veículos, motocicletas, caminhões e ônibus, com o objetivo de verificar se o equipamento proposto capta efetivamente o perfil de cada veículo que transita em vias públicas.
Entre as funções avaliadas estão: a fiscalização de excesso de velocidade e de avanço de sinal vermelho, parada sobre a faixa de travessia de pedestres na mudança de sinal, conversão proibida e retorno proibido.
Também podem ser avaliadas situações como tempo de permanência em determinada coordenada geográfica e questões relacionadas à identificação de veículos clonados.
SINALIZAÇÃO VIÁRIA
O Tecpar é referência em avaliações de materiais para sinalização viária e de desempenho da sinalização implantada, sendo único na região Sul e um dos mais reconhecidos no Brasil. As soluções tecnológicas desenvolvidas pelo Tecpar auxiliam órgãos públicos a reduzir gastos e melhorar a qualidade e eficiência de materiais adquiridos por meio de licitação.
As análises verificam a conformidade destes produtos com as normas e padrões vigentes, a fim de garantir maior durabilidade e desempenho do produto, desde a sua aplicação até a resistência ao tempo e intempéries.
A avaliação prévia dos insumos pode evitar que as prefeituras desperdicem recursos com a aquisição de materiais com imperfeições e sem conformidade técnica, que podem se desgastar mais rápido e colocar em risco a segurança de motoristas e pedestres.
Por meio de consultoria técnica e assessoria o Tecpar também apoia prefeituras e órgãos públicos na elaboração de seus editais de licitação.
PRESENÇAS
Também estiveram presentes o Chefe de Gabinete da Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito de Curitiba, José Semmer Neto; o diretor de Novos Negócios e Relações Institucionais do Tecpar, Lindolfo Luiz Junior, a gerente do Tecpar Certificação, Lorena Dambiski; o coordenador de certificação de produtos do Tecpar Certificação, Fábio Corrales e gerente do setor de Gestão de Contratos do Tecpar, Eduardo Correa. Tecpar