Próximo do fim do subsídio emergencial, Urbs não descarta aumento da passagem de ônibus


O subsídio emergencial ao transporte coletivo pago pela Prefeitura de Curitiba termina neste mês de fevereiro. Com isso, acontecem as análises para saber se o preço da passagem de ônibus continua o mesmo. 

Procurada pela Banda B, a Urbs não descartou a possibilidade de aumento a partir do próximo mês. O sistema hoje, transporta 65% do volume de passageiros comparando ao período anterior à pandemia, uma média de 500 mil passageiros por dia, de acordo com a Prefeitura. 

 A tarifa do transporte coletivo está congelada em R$ 4,50 desde 2019. Por causa da pandemia, a Prefeitura tem aplicado um subsídio, que gira em torno de R$ 15 milhões a R$ 20 milhões por mês, para garantir que os ônibus continuem rodando. 

De acordo com o informado à Banda B, a Urbs pagou em regime emergencial pelo custo do Km rodado e não a tarifa técnica, que é o custo do transporte dividido pelo número de passageiros pagantes. 

Ela representa o valor real por passageiro pago às empresas de ônibus. Para março de 2022 a projeção da tarifa técnica é de aproximadamente R$7,00. 

Ou seja, se a passagem de ônibus continuar em R$ 4,50, a diferença de R$ 2,50 seria paga pela prefeitura. No entanto, desde o ano passado, a Urbs tem dito que não há como arcar com esse custo. Segundo órgão que gerencia o sistema de transporte na capital, ainda não há definição do aumento da tarifa. 
A Urbs aguarda negociações de data-base das empresas de transporte e do sindicato de motoristas e cobradores de ônibus para definir o valor.

 A Prefeitura de Curitiba também está nas tratativas para estabelecer o Convênio com o Governo do Estado para utilização do subsídio na modicidade tarifária. Além disso, espera a aprovação da PEC 4392/2021, em tramitação no Congresso Federal, para o pagamento das gratuidades dos idosos pelo Governo Federal, uma vez que estas gratuidades são impostas aos Municípios através do Estatuto do Idoso. 

 No ano passado, 8,15% dos passageiros nos ônibus da capital foram idosos com isenção, o que representa 8,3 milhões de passagens que somaram R$ 67 milhões bancados pelo município. Banda B
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