Com mais oito registros, Paraná soma 100 casos confirmados da variante ômicron


A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) informou nesta quarta-feira (19) que recebeu a confirmação de mais oito casos da variante ômicron no Paraná. 

Com isso, o estado soma 100 casos e nenhum óbito registrado. Os resultados foram apresentados em um novo sequenciamento genômico do relatório de circulação das linhagens do vírus Sars-Cov-2, responsável pela Covid-19, realizado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), do Rio de Janeiro.

 Os novos casos são de seis mulheres e dois homens, com idades que variam de 22 a 63 anos, moradores das seguintes cidades:

 O primeiro caso da variante ômicron foi confirmado no Paraná no dia 12 de janeiro. Segundo a secretaria, o jovem de 24 anos concluiu o esquema vacinal e já havia se infectado com o novo coronavírus em junho. O paciente voltou a apresentar sintomas da doença no dia 14 de dezembro.

 O jovem fez o teste, que confirmou o novo diagnóstico, no dia 18 de dezembro de 2021. Depois disso, no sábado (15), a Fiocruz Paraná enviou um relatório com mais 91 casos da cepa, além da confirmação da predominância da ômicron no Estado. 

"Cada relatório tem confirmado o que já vínhamos falando desde dezembro sobre a presença e a alta transmissão da ômicron. Nesse momento, precisamos retomar os cuidados não farmacológicos e, acima de tudo, a vacinação contra a Covid para que estes casos não se transformem em perdas humanas", alertou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto. 

 Os casos registrados pelos relatórios da Fiocruz Paraná e Rio de Janeiro permanecem em situação de investigação epidemiológica para confirmação da evolução dos casos e demais detalhamentos. G1
Postagem Anterior Próxima Postagem