DER-PR fecha contratos para manutenção de 964 km de rodovias estaduais até que novas concessões sejam definidas


Os contratos para manutenção de 964 km de rodovias estaduais do Anel de Integração foram assinados, de acordo com o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR). Os serviços deixaram de ser prestados na maior parte das estradas do estado após o fim das concessões, em novembro. A expectativa do governo estadual é que as novas concessionárias assumam as rodovias até o final de 2022. Até lá, os serviços de manutenção do pavimento serão feitos por duas empresas, com valor máximo total de R$ 93 milhões e duração de até dois anos. Caso as novas concessões assumam os trechos antes disso, o valor pago será proporcional ao período de duração do serviço. As empresas devem manter o asfalto das rodovias e fazer a roçada das margens das estradas, por exemplo. Nas estadas federais, o serviço de manutenção ainda não está definido. Neste caso, a contratação é de responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). 

O g1 pediu ao Dnit um retorno sobre o processo de contratação de serviços de manutenção nas rodovias federais do Anel de Integração, mas até a publicação desta reportagem o órgão não tinha respondido. Guinchos O serviço de guinchos e atendimentos aos motoristas na maior parte dos trechos está em fase de licitação, segundo a Secretaria Estadual de Infraestrutura e Logística (Seil). 

Em outros, o DER-PR fechou acordos com a Econorte e a Caminhos do Paraná para realização dos serviços. São eles: Econorte PR-323: da divisa com São Paulo até Warta. PR-445: de Warta a Londrina. BR-369: da divisa com São Paulo até Cambé. BR-153: da divisa com São Paulo até o entroncamento com a PR-092. PR-090: de Jataizinho até Assaí. PR-862: Contorno Norte de Ibiporã. PR-090: de Ibiporã até Sertanópolis. Caminhos do Paraná BR-277: entre São Luís do Purunã e Guarapuava. BR-373: entre Relógio e o entroncamento com a BR-376, próximo a Ponta Grossa. BR-476: entre Araucária e a Lapa. PR-427: entre a Lapa e a BR-277. PR-438: entre Irati e Teixeira Soares. Novas concessões O novo pacote de concessão é formado por rodovias estaduais e federais. São 2,3 mil quilômetros das concessões que estão terminando e outros 1 mil quilômetros de novos trechos. 

 Os contratos de pedágio vão ser divididos em seis lotes, que vão a leilão separadamente. A decisão de cada um dos lotes será feita por disputa livre na bolsa de valores. Vence a empresa que conceder o maior desconto na tarifa base. Confira a proposta de preços de tarifas para as novas concessões Governo e União ainda não definiram como serão reajustes das tarifas A perspectiva é que o pregão ocorra em 2022, com assinatura do contrato no último trimestre do ano. 

O Governo do Paraná estima que as novas tarifas sejam de 40% a 50% mais baratas que se pagava nas concessões que estavam em vigor. Serão criadas 15 novas praças de pedágio no estado. Entre as obras previstas no pacote, estão a duplicação de quase 1,8 mil quilômetros e a instalação de rede de internet wi-fi em todos os trechos de concessão. O modelo também prevê a construção de 10 contornos urbanos e faixas adicionais em rodovias já duplicadas, terceiras faixas, além de câmeras de monitoramento e iluminação em LED. A maior parte das obras devem acontecer nos primeiros sete anos de concessão. Os novos contratos devem valer por 30 anos. G1
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