Os contratos para manutenção de 964 km de rodovias estaduais do Anel de Integração foram assinados, de acordo com o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR). Os serviços deixaram de ser prestados na maior parte das estradas do estado após o fim das concessões, em novembro. A expectativa do governo estadual é que as novas concessionárias assumam as rodovias até o final de 2022. Até lá, os serviços de manutenção do pavimento serão feitos por duas empresas, com valor máximo total de R$ 93 milhões e duração de até dois anos. Caso as novas concessões assumam os trechos antes disso, o valor pago será proporcional ao período de duração do serviço. As empresas devem manter o asfalto das rodovias e fazer a roçada das margens das estradas, por exemplo. Nas estadas federais, o serviço de manutenção ainda não está definido. Neste caso, a contratação é de responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).
O g1 pediu ao Dnit um retorno sobre o processo de contratação de serviços de manutenção nas rodovias federais do Anel de Integração, mas até a publicação desta reportagem o órgão não tinha respondido. Guinchos
O serviço de guinchos e atendimentos aos motoristas na maior parte dos trechos está em fase de licitação, segundo a Secretaria Estadual de Infraestrutura e Logística (Seil).
Em outros, o DER-PR fechou acordos com a Econorte e a Caminhos do Paraná para realização dos serviços. São eles:
Econorte
PR-323: da divisa com São Paulo até Warta.
PR-445: de Warta a Londrina.
BR-369: da divisa com São Paulo até Cambé.
BR-153: da divisa com São Paulo até o entroncamento com a PR-092.
PR-090: de Jataizinho até Assaí.
PR-862: Contorno Norte de Ibiporã.
PR-090: de Ibiporã até Sertanópolis.
Caminhos do Paraná
BR-277: entre São Luís do Purunã e Guarapuava.
BR-373: entre Relógio e o entroncamento com a BR-376, próximo a Ponta Grossa.
BR-476: entre Araucária e a Lapa.
PR-427: entre a Lapa e a BR-277.
PR-438: entre Irati e Teixeira Soares.
Novas concessões
O novo pacote de concessão é formado por rodovias estaduais e federais. São 2,3 mil quilômetros das concessões que estão terminando e outros 1 mil quilômetros de novos trechos.
Os contratos de pedágio vão ser divididos em seis lotes, que vão a leilão separadamente. A decisão de cada um dos lotes será feita por disputa livre na bolsa de valores. Vence a empresa que conceder o maior desconto na tarifa base.
Confira a proposta de preços de tarifas para as novas concessões
Governo e União ainda não definiram como serão reajustes das tarifas
A perspectiva é que o pregão ocorra em 2022, com assinatura do contrato no último trimestre do ano.
O Governo do Paraná estima que as novas tarifas sejam de 40% a 50% mais baratas que se pagava nas concessões que estavam em vigor.
Serão criadas 15 novas praças de pedágio no estado. Entre as obras previstas no pacote, estão a duplicação de quase 1,8 mil quilômetros e a instalação de rede de internet wi-fi em todos os trechos de concessão.
O modelo também prevê a construção de 10 contornos urbanos e faixas adicionais em rodovias já duplicadas, terceiras faixas, além de câmeras de monitoramento e iluminação em LED. A maior parte das obras devem acontecer nos primeiros sete anos de concessão. Os novos contratos devem valer por 30 anos. G1