As obras da Barragem do Miringuava, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, entram na etapa de Preparação Ambiental. Uma equipe composta por 20 profissionais é responsável pelo trabalho de resgate da fauna e flora do local.
O grupo é composto por veterinários, biólogos, engenheiros florestais e os técnicos que estão sendo treinados para o resgate. Além do centro dos animais silvestres, a Sanepar também tem um espaço para a realocação de plantas e sementes.
Localizado em São José dos Pinhais, o reservatório irá compor o Sistema de Abastecimento Integrado de Curitiba (SAIC).
Esta etapa terá investimentos de R$ 25 milhões. No local está sendo montado um Centro de Triagem de Animais Silvestres.
No CETAS será feito o acolhimento dos animais para que as espécies recebam tratamento adequado e, caso necessário, os cuidados veterinários ao trabalho de realocação como explica o diretor de Meio Ambiente e Ação Social da Sanepar, Julio Gonchorosky.
Previsto no Plano Diretor da Sanepar para a Região Metropolitana de Curitiba, o Reservatório Miringuava é fundamental para reforçar a disponibilidade de água para abastecimento da população de Curitiba e de cidades da Região Metropolitana, com foco no enfrentamento da escassez hídrica. Band News