Começo de ano é hora de se programar para os impostos. O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é um deles. Pago anualmente, o valor do imposto varia de acordo com o tipo e preço do carro e o o ano de produção. No Paraná, o pagamento começa no dia 20 de janeiro, conforme o final da placa (veja tabela abaixo) O governo do Paraná também liberou a consulta ao valor dos automóveis tributados.
No estado, o valor do IPVA corresponde a 3,5% do valor venal, ou seja, o valor de mercado do veículo definido pela Tabela Fipe para automóveis e motocicletas. Quem decidir pagar em cota única tem desconto de 6%. Quem quiser parcelar em 5 vezes fica sem o desconto.
Para consultar o valor venal e ver quanto vai custar o IPVA, o contribuinte precisa entrar no site da Secretaria de Estado da Fazenda. É preciso informar o número do Renavam do veículo.
Datas de vencimento do IPVA no Paraná
Finais 1 e 2 – 20/01
Finais 3 e 4 – 21/01
Finais 5 e 6 – 22/01
Finais 7 e 8 – 23/01
Finais 9 e 0 – 24/01
Isenção de IPVA no Paraná para motos de até 170 cilindradas
Lei que isenta o pagamento IPVA de motos até 170 cilindradas no Paraná foi sancionada pelo governador Ratinho Junior. São cerca de 732 mil proprietários em todo o Estado terão uma conta a menos a pagar já a partir de janeiro de 2025.
A nova Lei foi sancionada no fim do ano passado. O texto também internaliza mudanças que simplificam a cobrança do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre combustíveis, tornando-a monofásica, e altera as regras de isenção do Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doações (ITCMD).
Em relação ao IPVA, o governador destacou que a medida é uma forma de valorizar e fortalecer os motoboys e entregadores de todo o Paraná, profissionais que ajudam a movimentar a economia do Estado. “São profissionais que geram emprego e renda, ajudando o nosso Estado a crescer”, disse Ratinho Junior. Bem Paraná