Falsos boletos, promessas de descontos e até páginas que se passam por sites oficiais são algumas das armadilhas aplicadas por golpistas, contra proprietários de veÃculos. Com a divulgação do calendário para pagamento do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de VeÃculos Automotores), a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa) e a Receita Estadual alertam sobre os cuidados para evitar possÃveis fraudes.
O principal golpe diz respeito a supostos comunicados enviados pelo Estado. De acordo com o gerente do IPVA da Receita Estadual, Leonardo Marcon, as guias de pagamento do imposto não são mais enviadas pelos Correios desde 2020 e, por isso, toda correspondência do tipo deve ser ignorada pelo cidadão.
Isso significa que nenhum boleto de cobrança referente ao IPVA 2025 recebido em nome do Governo do Paraná, da Receita Estadual ou mesmo do Detran devem ser pagos.
Todos os sites oficiais do Governo do Paraná são identificados pelo final “pr.gov.br”. O contribuinte deve sempre se certificar de que está nas páginas corretas antes de realizar qualquer tipo de pagamento. Outra dica importante é desconfiar de endereços que contenham palavras-chaves, como “pagueipva”, “detranveiculos” e “fazendaestado”.Para pagar o IPVA 2025 sem dores de cabeça, a recomendação é que os proprietários gerem as guias de pagamento diretamente pelo Postal do IPVA ou pelo Portal de Pagamentos e Tributos, que são os canais oficiais do Estado. Band News