Curitiba vai retomar nesta quinta-feira (12) a vacinação contra a Covid-19 nas 109 unidades de saúde. As doses serão aplicadas em pessoas com 12 anos ou mais. De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), o Ministério da Saúde enviou uma remessa de 20 mil doses da versão atualizada do imunizante, que protege contra as cepas mais circulantes atualmente.
Outra novidade é que a vacinação contra a Covid-19, conforme determinação de Nota Técnica do Ministério da Saúde, passa a compor o calendário nacional de imunização de pessoas com 60 anos ou mais, que deverão receber uma dose a cada seis meses. As gestantes também devem ser vacinadas com uma dose da vacina durante a gestação. O diretor do Centro de Epidemiologia da SMS, Alcides Oliveira, destaca a importância de estar com as doses da vacina em dia.
Desde o início do ano, a imunização contra a Covid-19 já faz parte do calendário vacinal das crianças. Em Curitiba, as doses destinadas para o público de seis meses a quatro anos de idade estão em falta. Não há previsão para a chegada do imunizante para o público infantil.
Para receber a vacina é necessário apresentar documento pessoal com foto e ainda não ter recebido a versão atualizada do imunizante em 2024. A exceção é para os idosos com 60 anos ou mais, que a partir de agora podem receber a vacinação contra a Covid-19 a cada seis meses. Os endereços das unidades de saúde e horários de aplicação estão disponíveis no site Imuniza Já. Band News