Os vereadores de Curitiba irão votar já na próxima terça-feira (10 de dezembro) o projeto de lei que cria quatro novas secretarias na Prefeitura de Curitiba na futura gestão de Eduardo Pimentel (2025-2028). Na última quarta-feira (4), a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) decidiu fazer a iniciativa tramitar em regime de urgência, acelerando o processo de análise da proposta (005.00156.2024).
O pedido de urgência (411.00015.2024) foi protocolado por Tico Kuzma (PSD), em coautoria com Amália Tortato (Novo), Beto Moraes (PSD), Bruno Pessuti (Pode), Jornalista Márcio Barros (PSD), Leonidas Dias (Pode), Marcelo Fachinello (Pode), Mauro Bobato (PP), Mauro Ignácio (PSD), Nori Seto (PP), Osias Moraes (PRTB), Pastor Marciano Alves (Republicanos), Pier Petruzziello (PP), Sargento Tânia Guerreiro (Pode), Serginho do Posto (PSD) e Sidnei Toaldo (PRD).
Líder do governo no Legislativo, Kuzma destaca que a iniciativa não acarretará em gastos extras aos cofres públicos. “Trata-se da criação de quatro secretarias municipais, para atender as diretrizes do plano de governo 2025-2028 [do prefeito eleito, Pimentel], que não acarretará custos extras ao orçamento”, explica o parlamentar.
“As secretarias de Gestão de Pessoal, da Mulher e Igualdade Racial, de Desenvolvimento Humano e de Desenvolvimento Econômico e Inovação serão implantadas por meio da reorganização e redirecionamento das estruturas existentes, com realocação de funções e aproveitamento da infraestrutura atual, configurando-se uma medida administrativa de grande relevância em prol de uma gestão pública mais eficiente, abrangente e focada nas necessidades da população”, detalhou ainda ele.
As novas pastas e os novos secretários
Serão quatro as pastas a serem criadas já no começo da gestão Pimentel: a SMGP (Secretaria Municipal de Gestão de Pessoal), a SMIR (a Secretaria Municipal da Mulher e Igualdade Étnico-Racial), a SMDH ( Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano) e a SMDEI (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação). As duas últimas já têm até secretários indicados pelo prefeito eleito: Amália Tortato (Novo) vai para a SMDH e o vice-prefeito eleito, Paulo Martins (PL), assumirá a SMDEI.
Expectativa é fechar o “time Pimentel” nas duas próximas semanas
Na semana passada, em entrevista coletiva concedida na Prefeitura de Curitiba, o prefeito eleito Eduardo Pimentel anunciou ter a intenção de definir até o dia 19 de dezembro (uma quinta-feira) todo o primeiro escalão da gestão municipal,. Nessa data ocorrerá a diplomação dos vereadores eleitos, do vice-prefeito e do prefeito de Curitiba.
“Eu quero, até o dia 19 de dezembro, anunciar toda a equipe do primeiro escalão, tanto de secretários, presidentes de empresas e também das dez administrações regionais”, declarou Pimentel à imprensa, apontando ainda que pastas como a da Saúde, da Educação, da Fundação Cultural de Curitiba (FCC) e do Esporte seriam as próximas a terem definições. Até o momento, no entanto, não houve novidades – até a semana passada, a expectativa era que houvessem novos anúncios ainda nesta semana, que já está se encerrando.
O primeiro escalão da Prefeitura de Curitiba
O primeiro escalão da Prefeitura de Curitiba será formado a partir do próximo ano por 16 pastas, sendo duas extraordinárias. Nesse cálculo, informou a assessoria de imprensa do município, entram a Controladoria Geral do Município de Curitiba (CGM) e a Procuradoria Geral do Município (PGM). Além disso, há ainda outras quatro autarquias, quatro fundações, quatro sociedades de economia mista e uma entidade paraestatal (o ICS), além das dez administrações regionais.
Lista de Secretarias e Entidades do Município
ADMREG – Administrações Regionais
Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação
COHAB – Companhia de Habitação Popular de Curitiba
CGM – Controladoria Geral do Município de Curitiba
CSA – Curitiba S. A.
FCC – Fundação Cultural de Curitiba
FAS – Fundação de Ação Social
CURITIBAPREV – Fundação de Previdência Complementar do Município de Curitiba
ICS – Instituto Curitiba de Saúde
IPPUC – Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba
IPMC – Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Curitiba
IMAP – Instituto Municipal de Administração Pública
IMT – Instituto Municipal de Turismo
PGM – Procuradoria Geral do Município
SGM – Secretaria do Governo Municipal
SMCS – Secretaria Municipal da Comunicação Social
SMDH – Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano
SMDEI – Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação
SME – Secretaria Municipal da Educação
SMS – Secretaria Municipal da Saúde
SMAP – Secretaria Municipal de Administração e Tecnologia da Informação
SMDT – Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito
SMIR – Secretaria Municipal da Mulher e Igualdade Racial
SMOP – Secretaria Municipal de Obras Públicas
SMF – Secretaria Municipal de Planejamento, Finanças e Orçamento
SMSAN – Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional
SMELJ – Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude
SMMA – Secretaria Municipal do Meio Ambiente
SMU – Secretaria Municipal do Urbanismo
SMGP – Secretaria Municipal de Gestão de Pessoal
SEDRMC – Secretaria Municipal Extraordinária para o Desenvolvimento da Região Metropolitana de Curitiba
URBS – Urbanização de Curitiba S. A.
Bem Paraná