A partir do ano que vem, o setor agrícola do Paraná vai contar com Fundo de Investimento nas Cadeias Produtivas do Agro. O novo Fiagro foi anunciado pelo governador Ratinho Júnior, na reunião de encerramento da Frente Parlamentar da Agropecuária, em Brasília.
A iniciativa, que é semelhante ao plano safra estadual, foi criada com base na Lei Federal. O projeto já recebeu um aporte inicial de R$ 350 milhões do Governo do Estado, que no início será o principal incentivador. A previsão é gerar investimentos no campo que ultrapassem a R$ 2 bilhões já em 2025.
O principal objetivo é oferecer uma alternativa às condições de financiamento do Plano Safra e de outros recursos destinados ao crédito rural, que têm se mostrado insuficientes para atender à demanda nacional e no próprio estado, para promover investimentos estratégicos e impulsionar ainda mais o agronegócio no Paraná, com sustentabilidade. O governador Ratinho Júnior afirma que a iniciativa é pioneira no Brasil.
O Fiagro deve contribuir na promoção do crescimento econômico, com a segurança alimentar, a preservação do meio ambiente e o fortalecimento das comunidades rurais. Entre as várias opções, a novidade pode ser usada para sistemas de irrigação, expansão da produção, armazenagem, equipamentos e outras linhas. Também poderá ser usado pela indústria que atende o setor, como tratores e outros maquinários agrícolas. Band News