Paraná já teve quase 5 mil casos de dengue desde julho

 


Pela segunda semana seguida o Paraná tem alta no número casos confirmados de dengue. De acordo com o boletim da doença divulgado nesta terça-feira (10), foram registrados 462 casos na última semana. Ou seja: uma média de 66 pessoas confirmaram a doença nos últimos sete dias no estado. Esse número é 53% maior do que o da semana passada, quando 301 novos casos foram registrados. 


Desde 28 de julho, o estado já teve quase 5 mil diagnósticos confirmados no Paraná, segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). No no período anterior, foram 5.048 casos, enquanto no período epidemiológico de 2022/ 2023, o número era menor: menos de 2 mil contaminações. No total desde ano, 375 municípios apresentaram notificações de dengue e em 263 foram confirmados casos.


 A regional com mais registros continua sendo a de Londrina, com 1.176 confirmações. Em seguida aparece a regional de Maringá, Paranaguá e Metropolitana. Dados do Laboratório de Climatologia (Laboclima) da UFPR mostram que os municípios com o maior risco de ter condições meteorológicas favoráveis à reprodução e atuação do mosquito Aedes são pelo menos dez. Foz do Iguaçu, Santa Helena, Guaíra, Umuarama, Cianorte, Campo Mourão, Paranavaí, Maringá, Londrina e Cambará.


LEIA MAIS


Cidade de seis mil habitantes tem cinco mil pessoas afetadas

Esses municípios ficam na região Norte e Oeste, locais que, de acordo com a Sesa, registram a maior incidência de casos prováveis de dengue. De acordo com dados do Painel de Monitoramento das Arboviroses, o Paraná é o terceiro estado com a maior quantidade de casos de dengue no Brasil em 2024. 


A região está atrás apenas de São Paulo, que teve mais de dois milhões de casos, e Minas Gerias, que teve um milhão e seiscentos mil. No Paraná, desde o início do ano, foram registrados mais de 650 mil casos de dengue. O Ministério da Saúde informou ter intensificado ações de vigilância e controle de arboviroses em estados onde há aumento expressivo de casos. As autoridades pedem a colaboração da população para evitar acúmulo de água em ambientes externos.


Band News

Postagem Anterior Próxima Postagem