O Natal foi marcado por vários afogamentos no litoral do Paraná. Entre os dias 24 e 25 de dezembro, foram registrados 11 casos de diferentes situações de riscos. Segundo a Capitã Tamires Pereira, porta-voz do Corpo de Bombeiros. O caso de maior gravidade envolveu uma criança de 4 anos, que se afogou em uma piscina.
A criança foi encaminhada consciente ao hospital. Já no litoral, três ocorrências foram registradas em Guaratuba. Os dados fazem parte do balanço divulgado pelo Corpo de Bombeiros Militar do Paraná. No total, as equipes realizaram 45 salvamentos, sendo que a maioria deles, foram em áreas próximas aos postos de guarda-vidas.
De acordo com a corporação, cerca de 34% dos afogamentos aconteceram em um raio de até 50 metros da costa. Neste número, 77% das vítimas estavam sozinhas no momento do acidente. Os bombeiros recomendam aos banhistas para não entrarem no mar desacompanhados e também a orientação é para que eles escolham pontos em que os guarda-vidas estejam próximos.
Ainda segundo as equipes de resgates, a faixa etária mais afetada foi a de jovens entre 18 e 25 anos, que representam mais de 52% dos salvamentos. As praias de Matinhos e Guaratuba foram as que mais registraram ocorrências. Em Guaratuba, além dos três afogamentos, foram feitos 15 resgates.
Em Matinhos foram registrados cinco casos de afogamentos e 13 resgates. Além dos registros de afogamentos, os banhistas também se feriram com águas vivas. A Capitã Tamires dá dicas importantes para os veranistas que passam pelo litoral do Paraná.
Nos dois dias da operação Natal, foram realizadas 6,4 mil orientações e 2,1 mil advertências aos banhistas, além da entrega de 593 pulseiras de identificação para crianças. Band News