Um motorista de caminhão foi flagrado dirigindo há mais de 24 horas sem dormir. O homem de 45 anos foi parado na noite de sexta-feira (27) na BR-116 em Fazenda Rio Grande, na Região Metropolitana de Curitiba. Ele estava acompanhado do filho de 10 anos.
De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a análise do equipamento obrigatório que registra distância, velocidade e tempo de direção de veículos de transporte de carga indicou que o motorista havia saído da cidade de Serra, no Espírito Santo, no dia anterior e fez apenas três paradas, de no máximo uma hora, até o ponto da abordagem no Paraná.
O destino final da carga de mamão era o Rio Grande do Sul.
Dentro do caminhão, os policiais ainda encontraram cartelas do chamado “corujão”, um suplemento alimentar à base de cafeína, bastante comercializado em estabelecimentos ao longo de rodovias.
Além de infringir a lei do descanso, ainda foi constatado que o condutor estava sem registro de exame toxicológico. Ainda de acordo com a PRF, o mesmo veículo foi autuado 43 vezes pela corporação em 2024, na maior parte dos casos por excesso de velocidade.
O homem foi levado até um posto de combustível para o descanso. Ele recebeu uma multa no valor de R$ 130 e teve o veículo retido até completar o descanso de 11 horas exigido por lei.
Segundo a legislação do descanso do motorista profissional, o descanso deve ser de pelo menos 11 horas a cada 24h de direção, com pelo menos oito delas de forma ininterrupta. Band News