O primeiro boletim de balneabilidade da temporada de verão aponta que 92% das praias paranaenses estão próprias para banho. O levantamento, divulgado nesta sexta-feira (20) pelo Instituto Água e Terra (IAT), foi realizado em 66 locais. Destes, cinco foram considerados impróprios.
Na faixa litorânea, os pontos reprovados são concentrados na foz dos rios que cortam a região, locais de drenagem das áreas urbanas que nunca são indicados para banhos ou práticas esportivas, como a foz do canal Caiobá, em Matinhos, e a foz do Rio Olho D’Água, em Pontal do Paraná.
Também receberam bandeira vermelha os seguintes locais: um ponto à direita do trapiche de Encantadas, na Ilha do Mel, em Paranaguá; o ponto próximo à Rua Pará, em Pontal do Paraná; e a Ponta da Pita, em Antonina.
Nas costas oeste e norte foram identificadas duas áreas impróprias em São Miguel do Iguaçu. Os outros 15 pontos analisados estão com bandeira azul para banho e recreação. Eles ficam nos municípios de Foz do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu, Itaipulândia, Missal, Santa Helena, Entre Rios do Oeste, Marechal Cândido Rondon e Primeiro de Maio.
Os boletins de balneabilidade vão ser disponibilizados toda sexta-feira durante a temporada de verão. A estimativa é emitir 11 boletins até o dia 28 de fevereiro de 2025. A ação faz parte do projeto Verão Maior Paraná. De acordo com o IAT, o monitoramento das águas verifica se há contaminação por esgoto sanitário clandestino e indica a possibilidade de uso dos espaços públicos para atividades de lazer, como natação, mergulho e esqui. Band News