A Pesquisa CNT de Rodovias 2024 – o mais abrangente estudo sobre a infraestrutura rodoviária no Brasil – classifica 39,6 % das estradas do Paraná como regulares. O maior levantamento sobre a malha viária do país avaliou, neste ano, 111.853 quilômetros de rodovias pavimentadas
Em 2023 12% das estradas eram consideradas ótimas e 28% como boas. Em 2024, 6% das rodovias foram classificadas como ótimas. Mas, 31,3% das estradas paranaenses foram classificadas como boas, enquanto em 2023 o índice era de 28%.
“A pesquisa mostra que precisamos consolidar programas de manutenção e ampliação de nossa malha viária bem como acelerar os processos de concessão. Temos um dos maiores PIBs do país, com o transporte de cargas sendo o maior indutor logístico do Estado, mas nossa infraestrutura não corresponde a essa riqueza”, avalia o presidente do Sistema Fetranspar, Coronel Sérgio Malucelli. A qualidade das rodovias brasileiras exerce um impacto direto na eficiência econômica e no desenvolvimento social do país. Para garantir segurança e fluidez no tráfego de pessoas e mercadorias, é essencial dispor de uma infraestrutura de qualidade, além de dados atualizados sobre as condições das vias.
A classificação do Estado Geral compreende três principais características da malha rodoviária: o Pavimento, a Sinalização e a Geometria da Via. Levam-se em conta variáveis como condições do pavimento, das placas, do acostamento, de curvas e de pontes.
Confira abaixo dados específicos ao Paraná em 2024
Classificação geral do Estado:
2,8% PÉSSIMO
20% RUIM
39,6 % REGULAR
31,3% BOM
6,3% ÓTIMO
Classificação do pavimento:
8,9% PÉSSIMO
17,5% RUIM
30,2% REGULAR
17,7% BOM
25,7% ÓTIMO
Classificação da sinalização:
1,7% PÉSSIMO
7% RUIM
48,7% REGULAR
29,5% BOM
13,1% ÓTIMO
Classificação da geometria da via:
16,1% PÉSSIMO
23,3% RUIM
23,6% REGULAR
19,3% BOM
17,7% ÓTIMO
Pesquisa CNT: números nacionais
No Brasil,. como um todo, as estradas foram classificadas como ótimas (7,5%); boas (25,5%); regulares (40,4%); ruins (20,8%) e péssimas (5,8%). Os índices indicam uma pequena melhora na qualidade geral, demonstrando que o aumento de investimentos começa a apresentar resultados, quebrando, assim, a inflexão da curva.
Metodologia da Pesquisa CNT
A Pesquisa CNT de Rodovias representa o levantamento mais abrangente e atualizado da malha rodoviária do Brasil, em que são avaliadas as condições dos diversos elementos que a constituem – em um total de 22 variáveis, nas categorias de pavimento, sinalização e geometria da via.
A relevância da Pesquisa decorre da abrangência da coleta de campo, da sua representatividade e da sua consistência metodológica que, ao longo dos anos, permite a comparação dos dados em uma série histórica e a análise de como os investimentos e as intervenções impactam a qualidade da infraestrutura.
As informações foram obtidas a partir de levantamento de campo realizado por 24 equipes ao longo de 30 dias (de 24/6/2024 a 23/7/2024). A coleta foi realizada de forma 100% digital, com o uso de novas tecnologias e de inteligência artificial, resultando em uma maior precisão e confiabilidade das informações. Bem Paraná