A linha de financiamento imobiliário da Caixa Econômica com recursos do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE) irá sofrer mudanças nas regras a partir de 1º de novembro. O anúncio foi feito pelo banco nesta semana. A linha financia imóveis com recursos da caderneta de poupança.
De acordo com as novas regras, os interessados precisarão pagar uma entrada maior e financiar um percentual mais baixo. Além disso, nos empréstimos a partir do SBPE, o banco limitou o financiamento a imóveis, de compra e construção, com valor limitado a R$ 1,5 milhão.
O diretor da incorporadora Swell Construções e da Ademi-PR, Leonardo Pissetti, explica que a medida altera os financiamentos pelo sistema de amortização constante (SAC) e pelo sistema Price, com parcelas fixas.
As regras não valem para imóveis do Minha Casa, Minha Vida. Segundo a Caixa, a restrição na concessão de crédito acontece porque a carteira de crédito habitacional do banco deve superar o orçamento aprovado para 2024. Na avaliação do diretor da Ademi-PR, a medida tem impactos negativos para o mercado imobiliário.
Assim como Pissetti, o diretor do Secovi-PR Ilso José Gonçalves acredita que o ramo será impactado neste fim de ano. Contudo, ele reforça, a expectativa é que em janeiro, com a aprovação no novo orçamento, as restrições sejam retiradas.
As novas regras valem apenas para contratos futuros, sem afetar os já vigentes. Band News