O Coritiba vencia o 1º tempo por 1 a 0, mas cedeu a virada para o América-MG, que venceu por 2 a 1 nesta sexta-feira (dia 4) às 19 horas, no estádio Independência, em Belo Horizonte. A partida era válida pela 30ª rodada da Série B.
Com o resultado, o Coritiba se afastou da zona de classificação à primeira divisão nacional. Ficou com 41 pontos e caiu para 10º lugar. O América, que também lutava para se aproximar do G4, foi a 47 pontos. Se o time paranaense tivesse vencido, passaria à frente do rival mineiro.
Até esta sexta-feira, o quarto colocado era o Mirassol, com 47 pontos. Em seguida ainda aparecem Vila Nova-GO (5º, com 46 pontos) e Ceará (6º, com 45).
Mandante invicto em 2024
O América está invicto como mandante em 2024, com 13 vitórias e sete empates em casa. Na Série B, foram 10 vitórias e cinco empates nos seus domínios, contando o jogo de sexta-feira.
Ainda sem Alef Manga
O técnico Jorginho chegou a cogitar a possibilidade de levar o ponta Alef Manga para o jogo em Belo Horizonte. O jogador não entra em campo desde outubro de 2023. No entanto, o treinador decidiu não utilizar o atacante nessa rodada. Com isso, o retorno dele pode ocorrer apenas na próxima rodada, em 13 de outubro (domingo), contra o Amazonas, no Couto Pereira.
Escalação do Coritiba
O Coritiba teve mudanças para esta sexta-feira. O atacante Lucas Ronier e o volante Sebá Gómez cumpriram suspensão por terem acumulado três cartões amarelos. No meio, o primeiro substituo da lista era Morelli, mas ele sentiu dores na coluna e ficou de fora. Vini Paulista foi escalado. Na linha de frente do esquema 4-2-3-1 de Jorginho, Frizzo assumiu o lugar de Ronier.
Primeiro tempo
Fora de casa, o Coritiba começou mais recuado, diante da pressão inicial do América. Mas conseguiu se defender bem, a ponto de não permitir nenhuma finalização – pelo menos até os 17 minutos, quando Ricardo Silva bateu de fora da área e mandou longe. Na sequência do lance, o time paranaense fez 1 a 0, com contra-ataque puxado por Josué e finalizado por Natanael, que bateu cruzado e abriu o placar.
Depois do gol, o panorama não se alterou. O América teve bastante volume de jogo e tentou pressionar, ao passo que o Coritiba se segurou na defesa e apostou em contra-ataques. No fim das contas, o primeiro tempo teve uma única finalização certa (a do gol) e uma grande chance perdida pelo América, com Rodriguinho (mandou para fora).
Segundo tempo
Para a etapa final, o Coritiba voltou com Thalisson no lugar de Maurício Antônio na defesa. O América-MG chegou a pedir dois pênaltis – uma suposta falta de Benevenuto sobre Ricardo Silva na área e um toque no braço de apoio de Junior Brumado –, mas nem o árbitro nem o VAR marcaram. O time paranaense passou por mais dificuldades na defesa. Tanto que Pedro Morisco teve que fazer uma defesa difícil aos 15 minutos e levou uma bola na trave aos 21. Até que, aos 24 minutos, Josué fez falta em Alê na entrada da área. Rodriguinho cobrou e empatou a partida.
Após a marcação da falta, mas antes do gol, o técnico Jorginho já preparava substituições. Após o gol, entraram o meia-atacante Figueiredo, o ponta Eryc Castillo e o volante Geovane Meurer para as saídas de Josué, Robson e Vini Paulista. Apesar das trocas, o Coritiba não conseguiu reagir. Pelo contrário, o América manteve o domínio. Aos 41 minutos, em falha coletiva da defesa coxa-branca, Matheus Davó marcou 2 a 1. Em seguida, Jorginho sacou Natanael e colocou o atacante Jhonny. Figueiredo ficou na lateral. Mas aí já era tarde para a reação.
Estatísticas
Ao fim do jogo, o Coritiba somou 6 finalizações (1 certa), 42% de posse de bola, 78% de passes certos e 4 escanteios. O América obteve 18 finalizações (6 certas), 58% de posse de bola, 83% de passes certos e 8 escanteios. Os números são do Sofascore. Bem Paraná