Mais uma etapa do processo de licitação do transporte coletivo da Região Metropolitana de Curitiba foi concluída pela Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná, a AMEP. Este processo é fundamental para impulsionar a licitação, considerada pioneira no Brasil.
Segundo o governo estadual, a iniciativa deve solucionar uma demanda de mais de três décadas. Desde a implantação, o sistema funciona por meio de permissões precárias. O diretor presidente da AMEP, Gilson Santos, afirma que este é o primeiro sistema de transporte metropolitano de ônibus que passa por licitação no Brasil. Ele avalia que essa etapa é uma ação fundamental para o serviço e traz mais segurança para o governo e às empresas que vão operar o sistema neste novo modal.
Durante a licitação, a AMEP fez um levantamento de dados e estudos técnicos.
A nova fase ainda contratou a Fundação de Pesquisas Socioeconômicos (FEPESE) que auxiliou na elaboração do processo. Na sequência foram realizadas consultas e audiência públicas que resultaram numa série de contribuições aos materiais e documentos apresentados. Band News