As eleições para o cargo de reitor e vice-reitor da Universidade Federal do Paraná (UFPR) começam amanhã (terça-feira, 10) e seguem até quarta-feira (11), às 19h. As votações são realizadas exclusivamente no ambiente virtual, em um site com segurança criptográfica, já encaminhado no e-mail para os votantes.
A apuração começa logo após o fechamento dos votos, na Reitoria da UFPR, e vai ser transmitida pelas redes sociais oficiais da universidade e da UFPR TV. Em caso de nenhuma das chapas alcançarem mais da metade dos votos, um segundo turno está previsto para a próxima semana, nos dias 18 e 19 de setembro.
Mais de 47 mil eleitores, compostos por professores, estudantes, servidores e técnicos administrativos, podem votar em uma das três chapas. A Chapa 1 é formada pela atual vice-reitora Graciela Bolzon e Alexandre Trovon.
Apesar de integrar a reitoria, Bolzon não teve indicação de Ricardo Marcelo Fonseca, reitor da universidade. A chapa 2 é liderada por Fernando Mezzadri, pró-reitor de Planejamento, e Cristina Rodrigues. Já a Chapa 3 é formada por Marcos Sunye e Camila Fachin. A dupla afirma ser a oposição nestas eleições.
As eleições da UFPR funcionam como uma consulta pública, já que os nomes precisam ser nomeados pelo presidente da República. A lista tríplice deve ser apresentada ao governo federal junto aos resultados da votação interna, o que pode auxiliar na decisão. O maior número de votantes são os próprios estudantes, que compõem cerca de 80% do eleitorado.