Tudo o que já se sabe sobre a queda do avião que saiu de Cascavel (PR)

 


Na tarde desta sexta-feira (9), os paranaenses foram surpreendidos com a notícia de que uma aeronave saindo de Cascavel, no oeste do Paraná, caiu na cidade de Vinhedo (SP). O avião, que ia em direção ao aeroporto de Guarulhos, na Grande São Paulo, transportava 61 pessoas (quatro tripulantes e 57 passageiros).


A primeira informação confirmava a morte de quatro pessoas — da possível tripulação — e após isso, a Voepass Linhas Aéreas, companhia responsável pelo voo, confirmou 62 mortes, informação corrigida mais tarde para 61. Sendo assim, não houve sobreviventes na queda do avião em Vinhedo (SP).


O avião decolou do aeroporto de Cascavel (PR) às 11h50, com destino a Guarulhos (SP). No entanto, após rodopiar no ar e perder 5 mil metros de altitude, a aeronave atingiu o solo e explodiu. O avião da Voepass Linhas Aéreas, modelo ATR 72-500, caiu em um condomínio residencial, com área florestal, na cidade de Vinhedo (SP).


Por volta das 15h30, a Prefeitura de Valinhos (SP), cidade vizinha a Vinhedos, confirmou a morte de todos os passageiros e tripulantes do avião.


No fim da tarde desta sexta-feira, a Voepass Linhas Aéreas divulgou a lista dos 61 mortos na queda do avião.


Ainda não há informações sobre o que causou a queda. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) acompanham as investigações sobre o acidente.


Os moradores de Vinhedo (SP) registraram o avião rodopiando no ar e, em seguida, explodindo ao atingir a área residencial. Os vídeos foram divulgados nas mídias sociais. CLIQUE AQUI para assistir.


Além disso, pessoas que moram no condomínio onde o avião caiu relataram o momento do acidente.


Governador do Paraná decretou luto

Em um evento no Espírito Santo, o governador Ratinho Junior se reunia com outras lideranças dos estados do Sul e do Sudeste — entre elas, Tarcísio de Freitas, governador de São Paulo. Ao saber da notícia, Ratinho Junior declarou aos presentes que se deslocaria para Cascavel (PR) para prestar suporte ao município e aos familiares das vítimas. Tarcísio de Freitas o acompanha nesta comitiva.


Além disso, Ratinho Junior também decretou luto oficial de três dias no Paraná.


Entidades de classe e instituições lamentaram mortes de integrantes

O Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR) lamentou a morte de 15 médicos que estavam no avião. Os profissionais iam a São Paulo para um congresso de oncologia.


A Universidade Federal do Paraná anunciou a morte de uma professora do quadro docente da instituição. Assim como a Federação Paranaense de Judô manifestou pesar pela morte de um dos árbitros do Paraná.


Reações nacionais

O presidente Lula pediu um minuto de silêncio pelas mortes no acidente. E outras lideranças nacionais também manifestaram apoio aos estados do Paraná e de São Paulo. Paraná Portal

Postagem Anterior Próxima Postagem