Projeto que autoriza privatização da Ferroeste segue para redação final


 Foi aprovado em terceira votação o projeto de lei que autoriza a privatização da Estrada de Ferro do Paraná Oeste (Ferroeste). Agora o texto segue para a votação da redação final na Assembleia Legislativa do Paraná, que deve ser feita na próxima segunda-feira (20).


 O novo texto conta com uma subemenda substitutiva geral que engloba as cinco emendas propostas na última segunda-feira (19). Anteriormente ele havia sido aprovado em primeiro turno e depois retornou à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) após a apresentação das emendas. Nesta terça, ele passou pela segunda e terceira discussão e foi aprovado com as alterações. De acordo com o deputado líder do governo, Gugu Bueno, este novo texto é uma garantia do processo da privatização da Ferroeste.


Para o líder da oposição, Requião Filho, as emendas não trazem essa certeza.


A Ferroeste administra o trecho de 248 quilômetros entre Guarapuava e Cascavel. O objetivo da desestatização é potencializar os investimentos no modal ferroviário, promovendo a redução de custos logísticos para o setor produtivo, além de apoiar a expansão das cooperativas e da produção agropecuária. É isso que afirma o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), Ademar Traiano.


Em nota, a Federação da Agricultura do Estado do Paraná afirma que a aprovação do projeto traz preocupação e apreensão ao Sistema FAEP, sindicatos rurais do Paraná e milhares de produtores rurais. 


A federação afirma que o projeto não passou por uma ampla discussão envolvendo representantes da economia estadual e outros setores do Paraná. De acordo com a Assembleia Legislativa, foi feita uma audiência pública na manhã de segunda-feira (19) para discutir a pauta com representantes do setor produtivo paranaense. Band News

Postagem Anterior Próxima Postagem