A Petrobras vai investir R$ 870 milhões para a reabertura da Araucária Nitrogenados S.A. (ANSA), na região metropolitana de Curitiba. O anúncio foi feito pelo presidente Lula, na manhã desta quinta-feira (15).
O investimento na produção de fertilizantes voltou a fazer parte do portfólio da petrolífera, conforme plano Estratégico 2024 – 2028, por isso a planta de Araucária – que está hibernada desde 2020 – será reativada.
A previsão é de que a produção comece no segundo semestre de 2025. Durante a intervenção para o retorno operacional, serão gerados mais de 2 mil empregos, entre funcionários da ANSA e das empresas contratadas.
Após retorno completo, devem ser mantidos cerca de 700 empregos diretos.
Atualmente, a fábrica está em processo de contratação de serviços e aquisição de materiais, com previsão de conteúdo local superior a 85%. Após finalizada essa etapa, será realizada a mobilização dos contratos de serviços e manutenção dos equipamentos para o início das atividades.
A Petrobras também anunciou o investimento de R$ 3,2 bilhões, previstos no horizonte do PE 24-28, destinado a paradas de manutenção e projetos de investimento na Repar (Refinaria Presidente Getúlio Vargas). Serão gerados cerca de 27 mil empregados, entre diretos e indiretos.
Entre os projetos, está prevista a implantação de uma nova unidade de hidrotratamento de médios, que tem por finalidade o aumento da produção de diesel S10, além de projetos de melhoria de eficiência energética, visando uma menor pegada de carbono nas operações e aumento de carga de destilação, para acréscimo da produção de derivados e atendimento ao mercado.
A unidade atende cerca de 15% da produção nacional de derivados de petróleo e 85% do abastecimento vai para os estados do Paraná, Santa Catarina, sul de São Paulo e do Mato Grosso do Sul. Band News