Paraná registra recorde de carteiras assinadas no segundo trimestre


 O Paraná registrou, no segundo trimestre de 2024, 4,4% de taxa de desemprego. O resultado é o melhor dos últimos 10 anos. Os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) foram divulgados nesta quinta-feira (15) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).


No período de abril a junho, a média nacional de desocupação foi de 6,9%. O secretário de Trabalho, Qualificação e Renda, Mauro Moraes, lembrou que o índice do Paraná foi o sexto menor do país. O estado ficou atrás de Santa Catarina (3,2%), Rondônia (3,3%), Mato Grosso (3,3%), Mato Grosso do Sul (3,8%) e Tocantins (4,3%).


A pesquisa também aponta que o Paraná bateu recorde no número de trabalhadores com carteira assinada no setor privado. São 3,36 milhões de pessoas contratadas por empresas privadas. Destas, 2,74 milhões são registradas com carteira assinada, o que corresponde a 81,6%.


A proporção é a segunda maior do país, atrás apenas de Santa Catarina (87%). No Brasil, a média é de 73,6% de trabalhadores do setor privado registrados.


Os dados mostram ainda que das 6,28 milhões de pessoas empregadas ou buscando emprego, seis milhões estavam ocupadas no segundo trimestre de 2024. O número representa cinco mil trabalhadores a mais do que foi registrado no primeiro trimestre do ano. Band News

Postagem Anterior Próxima Postagem