Moradores de Morretes, no litoral do Paraná, e de União da Vitória, no sul do estado, receberam neste sábado (10) o teste do novo modelo de alerta de eventos climáticos da Defesa Civil. A notificação foi enviada pelo Centro Estadual de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cegerd) e, quase simultaneamente, todos os celulares identificados dentro da área geográfico dos municípios foram acionados.
A nova ferramenta é testada, além do Paraná, em outras nove cidades do Brasil.
Ela utiliza a tecnologia Cell Broadcast e, diferente dos alertas já existentes por SMS ou WhatsApp, não depende de cadastro para envio do alerta. Além disso, aparece como um pop-up na tela, o que exige a interação da pessoa com a notificação.
Na avaliação do capitão da Defesa Civil Estadual, Marcos Vidal, o resultado do teste foi de êxito.
O teste terá duração de um mês. Durante 30 dias, técnicos da Defesa Civil e da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) vão monitorar o funcionamento da ferramenta para avaliar a necessidade de eventuais ajustes. Depois, a tecnologia estará disponível para ser implementada em qualquer município brasileiro.
O capitão da Defesa Civil do Paraná reforça, contudo, que as demais ferramentas já existentes não deixarão de ser utilizadas.
O sistema é implementado em conjunto entre o Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional, a Anatel e as empresas de telefonia móvel. Ferramentas similares estão em uso em países como Estados Unidos, Alemanha, Itália e Chile. Band News