O deputado-federal e ex-Governador do Paraná, Beto Richa (PSDB), anunciou a desistência na disputa para a Prefeitura de Curitiba. O comunicado foi feito na tarde desta segunda-feira (5), em uma coletiva de imprensa organizada pelo partido.
Até o momento, com essa desistência, o PSDB assume uma posição de neutralidade para o primeiro turno. Richa afirma que “deixará para os eleitores decidirem” o melhor para o cargo.
Por que Beto Richa desistiu de concorrer à Prefeitura de Curitiba em 2024
Entre os motivos listados por Richa para desistir da candidatura, estão a falta de espaço que o PSBD teria para a publicidade nas rádios e na TV. O partido disputaria apenas com federação ao Cidadania.
“O PSDB oferece menos de 30 segundos de TV e rádio, para um espaço de 10 minutos. Temos o nosso plano de governo, temos cabeças na nossa equipe e teríamos pouco tempo para fazer uma apresentação do plano de governo que eu gostaria de fazer aos curitibanos”, afirmou. Ele justifica que o tempo é baixo para relembrar os números de quando esteve à frente do cargo de Prefeito de Curitiba (2005- 2010).
Outro ponto levantado por Richa é o crescimento das demandas como presidente estadual do PSBD — principalmente das convenções municipais. Além disso, defende haver o que caracteriza como “constrangimento interno” da candidatura dele, uma vez que o Cidadania apoia Eduardo Pimentel (PSD).
Ele admite, no entanto, que está satisfeito com os resultados das últimas pesquisas eleitorais, que apontam um “crescimento sólido, consistente da nossa pré-candidatura” — conforme comunicou oficialmente.
“Talvez, de todos que se apresentaram, eu não sei se tem algum candidato com mais vontade de disputar do que eu. Mas, nas condições adversas, fica muito restrita a nossa participação”, lamentou Richa. Paraná Portal