A cada seis minutos, uma mulher é vítima de violência doméstica no Paraná. Esta é a média do primeiro semestre do ano, quando foram registrados mais de quarenta mil casos de agressão dentro de casa, segundo dados da Secretaria de Estado da Segurança Pública. O número apresenta uma alta de 11% em relação ao mesmo período no ano anterior, quando foram 36 mil casos. Ainda em 2024, o estado registrou 49 mortes por feminicídio.
A delegada-chefe da Divisão de Polícia Especializada no Paraná, Luciana Novaes, lembra que a vítima não é a única pessoa que pode denunciar a violência.
O número de casos pode estar subnotificado. Isso porque representa apenas aqueles que chegaram até a polícia por denúncia ou boletim de ocorrência. Uma das possibilidades é registrar a situação de maneira virtual. No entanto, a delegada-chefe recomenda que, se possível, a vítima vá presencialmente até a delegacia.
O mês de agosto, que é marcado pela cor lilás, faz parte de uma campanha de enfrentamento à violência dentro de casa. A data foi escolhida porque no oitavo mês do ano foi sancionada a Lei Maria da Penha. Band News