Municípios gerem multas de trânsito pela internet no Paraná


 Quase 50 cidades do Paraná administram pela internet os autos de infração de trânsito. O sistema GIT, desenvolvido pela Celepar, permite o registro e gestão das ocorrências. Em Curitiba, por exemplo, a Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito usa o GIT desde a implantação, em 2013, e a partir de 2018 passou a utilizar também, o Geproc (Sistema de Gestão Eletrônica de Processos), que é usado, por exemplo, em processos de transferência de pontos de multa de trânsito para outro condutor ou na análise da defesa apresentada por um condutor multado.


Conforme a Celepar, desde 2018, foram quase 1,6 milhão de indicações de condutores analisadas por meio do Geproc no órgão. O diretor de Mercado da Celepar, André Telles, conta que o sistema agiliza os processos. Para se ter uma ideia, o tempo para análise de defesas prévias, que antes eram físicas, em papel, passou de 785 dias para menos de 30.


A informatização das infrações de trânsito faz parte do pacote Celepar Cid@des disponibilizado a municípios e que compreende ainda a instalação de Wi-Fi em áreas públicas e instituições municipais, a disponibilização da Chamada Inteligente (controle da frequência de estudantes por meio de reconhecimento facial), e o cadastro na plataforma Paraná Negócios (que possibilita a conexão entre municípios e indústrias, facilitando atração de investimentos produtivos). Segundo a Celepar, cada município pode optar por contratar um ou mais serviços dentre os que são disponibilizados no pacote.



Os municípios interessados em aderir ao Celepar Cid@des devem enviar um e-mail para cidades@celepar.pr.gov.br para obter mais informações sobre o processo de contratação. Band News

Postagem Anterior Próxima Postagem